A Filial Montes Claros (Minas Gerais) do Racionalismo Cristão, realizou solenidade em homenagem ao militante Afonso Pereira Carvalho em 11 de setembro de 2017, fazendo-lhe a entrega do título de Membro Honorário do Racionalismo Cristão, de acordo com as orientações enviadas pela Casa-Chefe.
Foram momentos de muita alegria espiritual e confraternização. Logo após o pronunciamento da filha do homenageado, Sra. Neide Néri, o presidente da Casa, Valdomiro Ferreira do Rosário, solicitou-lhe que fizesse a leitura da carta enviada a Afonso pelo presidente da Doutrina, Gilberto Silva, comunicando-lhe a outorga do título conferido pelo Conselho Superior em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa.
Neide Néri contou que Afonso Pereira de Carvalho nasceu em Montes Claros em 31 de outubro de 1925. Filho de Inocêncio Pereira de Carvalho e Gerosina Maria de Jesus. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e muito cedo teve que trabalhar para ajudar a mãe e irmãos nas despesas da casa. Iniciou sua profissão como ajudante de borracheiro; depois passou a ajudante de pintor. Ao adquirir as ferramentas necessárias para sua independência profissional, passou a ter sua própria oficina, que o manteve até a aposentadoria.
Exerceu outras atividades, destacando-se como proprietário de uma fazenda na região de Jaíba e posteriormente outra propriedade rural denominada Fazenda Ferreiros, no município de Itacambira. Casou-se com Corina da Silva Carvalho, e o casal teve 12 filhos, 31 netos, 16 bisnetos.
Afonso conheceu o Racionalismo Cristão quando tinha nove anos de idade, época em que acompanhava a mãe, que, orientada por pessoas amigas, se dirigiu a essa Casa em busca de assistência para uma enfermidade.
Em seu discurso, a Sra. Denise acrescentou que Afonso começou como militante do Racionalismo Cristão na Filial Montes Claros em 24 de janeiro de 1945, com 19 anos de idade. Recebeu do presidente Antonio Cottas procuração designando-o presidente da Filial Montes Claros, em 27 de dezembro de 1974. Exerceu a presidência praticamente por nove anos, dando cabal cumprimento a todas as questões que se apresentaram na sua gestão com segurança e sabedoria.
Ele é um espelho em que nos devemos mirar como exemplo de integridade, firmeza de caráter, de amor à família e ao trabalho, afirmou.
Por último discursou o presidente da Casa, externando seu respeito, admiração e agradecimento pela dedicação, determinação, amor, carinho e disciplina de Afonso, seguindo-se a entrega do diploma que lhe dava o título de Membro Honorário do Racionalismo Cristão.