Homenagem aos fundadores do RC

O Dia Mundial da Espiritualidade (26 de janeiro) foi comemorado com reunião cívico-espiritualista na Filial São Gonçalo (Rio de Janeiro) do Racionalismo Cristão no dia 24, juntamente com o 21º aniversário de sua nova sede, que transcorreu no dia 31. A Filial já está presente no município há 85 anos, sempre recebendo com carinho e palavras de conforto espiritual todos que ali chegam.

O 26 de janeiro, marco da fundação do Racionalismo Cristão, vem sendo considerado a data mais importante para a Filosofia e homenageia com justiça seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz: Luiz de Mattos, por ter codificado uma filosofia simples, clara e objetiva, com normas e condutas adequadas à evolução dos seres humanos Luiz Thomaz, pela sustentação material.

A reunião comemorativa teve boa assistência, à qual foram oferecidas canetas personalizadas e a tradicional foto em conjunto.

Discursaram Valdemiro Rodrigues Ferreira, Jesus Rodrigues Couto e a presidente da Casa, Lucy Gonçalves da Costa. Valdemiro Ferreira recomendou que devemos ter sempre gratidão a Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, mas valorizando seus continuadores: Antonio Cottas, Humberto Rodrigues e Gilberto Silva; Jesus Couto condensou a filosofia racionalista cristã desde o seu inicio até os dias atuais.

A presidente Lucy Gonçalves da Costa lembrou que Luiz de Mattos deixou para a posteridade que o espírito não o tem cor, raça ou sexo. O ser humano ao nascer tem como meta a evolução espiritual, e, para essa conquista, deve ter direitos iguais. Assim sendo, era necessário que houvesse igualdade de oportunidades para todos. Esse era o ideal e a razão de sua luta gigantesca. Entendia que a evolução somente se daria pela prática do espiritualismo autêntico.

Na sua última existência física Luiz de Mattos demonstrou que trazia em sua bagagem espiritual valores incontestáveis. Não foi somente o empreendedor elogiado, o naturalista e o jornalista emérito e respeitado nacionalmente. A par de sua sabedoria milenar e de ser reconhecido como orientador incomum, o grande mestre era um humanista por excelência.

Espírito profundamente liberal e democrático, valorizou o trabalho, a família, a natureza e os direitos do ser humano. Deixou exemplos para que a infância e a juventude sejam bem orientadas, por ser essa faixa de idade propicia a receber lições educativas voltadas à moral e o caráter, porque em todas as épocas muito se espera da juventude.

Assim vem caminhando a filosofia racionalista cristã nesses 110 anos de existência neste planeta, sendo conduzida por espíritos valorosos em sua liderança. Exaltamos o fecundo trabalho de Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues, que se dedicaram ao esclarecimento espiritual da humanidade.

Incluímos neste evento o aniversário desta Filial, inaugurada por Humberto Rodrigues e cuja construção foi acompanhada por nosso saudoso João Gomes, que, com muito carinho e dedicação, aqui estava várias vezes na semana para verificar se tudo corria bem. João Gomes foi um grande amigo e um grande racionalista cristão.