Homenagem aos pioneiros

Fundada em 31 de agosto de 1930, a Filial Porto comemorou em 1º de setembro, com reunião solene, os 87 anos do estabelecimento do Racionalismo Cristão no Porto, a primeira casa racionalista cristã em todo o continente europeu.

A reunião pública, em 30 de agosto, foi presidida por Júlio César Nascimento, da Filial de Butantã, com a presença do presidente da Filial Santos, berço do Racionalismo Cristão, Jorge Fares.

Na tarde do dia 31, o presidente Gilberto Silva pronunciou na Filial Porto palestra que proporcionou um diálogo entre o palestrante e os ouvintes, no sentido de serem esclarecidas algumas dúvidas sobre a prática da Doutrina.

Gilberto Silva já havia estado nos Açores, a participar do 2º Encontro de Jovens de Portugal, com presença de jovens das filiais Porto, São João da Madeira e Lisboa, que se deslocaram ao arquipélago, situado no meio do Atlântico.

No dia 1º de setembro, Gilberto Silva presidiu à reunião cívico-espiritualista comemorativa da fundação do Racionalismo Cristão no Porto. A reunião pública de limpeza psíquica que antecedeu a festiva decorreu com grande elevação espiritual,

Na reunião cívico-espiritualista, o primeiro a discursar foi o presidente da Filial Porto, António Lino Santos, que destacou o papel dos pioneiros do Racionalismo Cristão em Portugal, sob a orientação do primeiro presidente, Diamantino Correia dos Reis, que continuou a obra dos portugueses Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que fundaram em 1910, na cidade brasileira de Santos, o Racionalismo Cristão.

António Lino Santos destacou os princípios doutrinários do RC, que se implantaram no nosso planeta, com a finalidade de esclarecer espiritualmente a humanidade, que sofre pela ignorância em que tem vivido, apesar dos princípios explanados, há séculos, por Jesus Cristo.

Em seguida, Antonio Lourenço, diretor da Filial Porto, mencionou algumas facetas ocorridas em Portugal, depois da visita, em 1950, de Antonio Cottas à cidade, acompanhado da  família, depois de mais de 40 anos no Brasil, onde prosseguiu a obra dos dois ilustres portugueses que tanto trabalharam, na Terra, pelo bem da humanidade.

Citou fatos curiosos dessa estada de Antonio Cottas na cidade do Porto, onde felicitou o presidente Diamantino Correia dos Reis e seus companheiros, como Antonio Pinto Monteiro, Manuel Consciência e Antonio Madeira Pina.

Dentre esses fatos curiosos, as dez reuniões públicas a que o Mestre presidiu, às quais estiveram presentes mais de 4 mil pessoas; somente na primeira reunião foram 711 pessoas, com predominância feminina. Isto mostra a pujança da Doutrina, em1950.

Pouco tempo depois, a Doutrina cerrou suas portas, por ordem das autoridades vigentes no país. Depois de um longo interregno de 23 anos, ressurgiu para continuar a grandiosa obra de esclarecimento espiritual, por ação de grandes obreiros, como Madeira Pina, José Carmezim e muitos outros dedicados companheiros que continuam a dizer presente para levar adiante essa maravilhosa Doutrina, agora sob a presidência de António Lino Santos.

O companheiro Nemecio Peres, de Sorocaba, felicitou a Filial, ele que acompanhou Gilberto Silva nesta viagem ao Porto, na companhia de três senhoras, que colaboraram, como médiuns, nos trabalhos realizados: Soraia Abreu, irmã de Gilberto Silva; Soraya Camacho, esposa de Sérgio Camacho, que transmitiu a comunicação do Presidente Astral, Humberto Rodrigues, e D. Aparecida, mãe de Nemecio Peres.

Encerrou a reunião o Presidente Gilberto Silva, agradecendo a presença de numeroso público que assistiu à reunião.

No sábado, dia 2, pelas 15 horas, o presidente do Racionalismo Cristão proferiu palestra, subordinada ao tema Bom senso e sensatez, e Nemecio Peres explanou o tema Razão e lucidez.

Colaboração de António Lourenço