Homenagem póstuma a Adelino de Paula Andrade

Adelino de Paula Andrade, exemplo de vida pela disciplina, amor, dedicação à família e a filosofia racionalista cristã. Nasceu em 17 de fevereiro de 1927 na cidade de Barão do Monte Alto (MG), filho de Francisco Pereira de Andrade e Luciana Bernardina de Paula. O pai (já racionalista cristão) possuía uma pequena propriedade rural e, para assistir às reuniões, necessitava caminhar quatro quilômetros; quase sempre, o filho Adelino o acompanhava. O pai e a tia de Adelino, Luciana Gertrudes de Andrade, fundaram o Racionalismo Cristão naquela cidade.

Desde os sete anos de idade, Adelino ajudava nos trabalhos difíceis, porque a família era numerosa e todos contribuíam nas tarefas para o sustento dela. Com 16 anos emprega-se em uma padaria e, com afinco e dedicação, adquire a confiança do patrão, que o convida para acompanhá-lo para a cidade de Muriaé (MG). Aos 18 anos, Adelino parte sem a família e assume o novo trabalho. Com honestidade e dedicação, foi trabalhando e, com o passar do tempo, tornou-se proprietário da padaria.

Com o pensamento voltado em ajudar o próximo, espiritualista que era e conhecedor dos princípios racionalistas cristãos, foi aos poucos trazendo para junto de si os irmãos que haviam ficado na roça. A cada ente que adentrava em sua vida ele proporcionava auxílio necessário para o crescimento e desenvolvimento material. Adelino tinha vários atributos, entre eles a solidariedade, a honestidade, o caráter, o amor ao próximo, atitudes positivas que o acompanharam em toda a sua trajetória de vida.

Em 1950, aos 21 anos, casou-se com Maria de Lourdes de Souza Andrade, que o acompanhou sempre firme, enfrentando os desafios e reveses da vida. Moraram em várias cidades, como Muriaé, Tombos, Itaperuna e, em 1971, chegaram a Juiz de Fora, com sete filhos que necessitavam ampliar seus estudos.

Desde sua vinda para Juiz de Fora, Adelino de Paula Andrade, convicto dos princípios filosóficos racionalistas cristãos, tinha o objetivo de encontrar pessoas que o ajudariam a abrir um Correspondente. Conheceu Alberto Bruno de Carvalho, que era militante em Montes Claros (MG) e na época residia nesta cidade. Assim surgem as primeiras possibilidades, com a chegada de outros companheiros e as reuniões fluíram na sala do apartamento de Adelino, no bairro Santo Antonio, por um bom período. Com o afastamento do amigo Alberto, por motivos de saúde e depois de seu falecimento, as reuniões foram suspensas pela fragilidade do momento e pelo restrito número de pessoas envolvidas.

Mas com força de vontade, pensamento firme no propósito de prosseguir, agora com outros membros, o grupo retoma as atividades dando continuidade às reuniões. Adelino de Paula Andrade sempre à frente dos trabalhos, com serenidade e ideias positivas, orientava os militantes que tivessem força de vontade, determinação para levar avante a filosofia racionalista cristã em Juiz de Fora. O desafio é grande quando as pessoas se inscrevem na corrente do Astral Superior, que nos auxilia nessa grandiosa missão em doar um pouco de nós para orientar, fortalecer, amenizar o sofrimento da humanidade e proporcionar o equilíbrio, a paz no planeta e em nossas vidas. E desta forma, com a bagagem espiritual do homem honrado e merecedor de todo o nosso respeito, admiração e carinho, homenageamos Adelino de Paula Andrade.

Em julho de 2020, o Correspondente do Racionalismo Cristão, em Juiz de Fora completou 26 anos. Motivo de ressaltar toda a trajetória de lutas, de empenho dos companheiros de boa vontade em proporcionar o avanço da Filosofia na cidade e região. É uma data significativa para comemorar a fundação e instalação dessa Casa, que visa ao esclarecimento e fortalecimento da humanidade. Através dos estudos de suas obras, da limpeza psíquica e das orientações perpassadas pelos mestres fundadores do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, do consolidador Antonio Cottas e do Presidente Astral Humberto Rodrigues, que esse Correspondente vem mantendo a determinação, a conduta na ótica da espiritualidade em transmitir os ensinamentos espirituais primordiais na vida dos seres humanos. Não é fácil o esclarecimento da humanidade, mas o propósito deste Correspondente, convicto dos princípios filosóficos do Racionalismo Cristão e intuições das Forças Superiores vem cumprindo seus deveres com honestidade e esmero.

Desde 2020 o mundo enfrenta desafios em vários campos: pandemia (crise sanitária), crise política, econômica, administrativa, institucional e agravamento dos problemas já existentes da desigualdade social, da educação, da saúde e tantos outros. Situação delicada e que necessita do enfrentamento disciplinado e coerente para a resolução ou pelo menos para a amenização de cada item. Mais uma vez a percepção, o fortalecimento, o esclarecimento, a disciplina, a força interior, o revigoramento, a serenidade de cada um para entender, aceitar e procurar enfrentar os desafios existentes e os que virão.

O fortalecimento espiritual é de grande valor para o domínio de si mesmo, para atitudes positivas e enfrentamento dos reveses da vida. O Racionalismo Cristão é uma Filosofia que nos ensina a caminhar com segurança, passos firmes para o cumprimento dos deveres e para a evolução espiritual. Tem suas portas abertas com o propósito de orientar as pessoas com a intenção de auxiliar no esclarecimento, na reflexão e no autoconhecimento de si mesmas.

Neste 26º aniversário do Correspondente não se faz mais presente em vida física o nosso presidente Adelino de Paula Andrade, batalhador incansável para o desenvolvimento do Racionalismo Cristão em Juiz de Fora. Faleceu em 23 de março de 2020 com 93 anos. Frequentador assíduo, exemplo de disciplina e incentivador para a manutenção de nosso Correspondente.

Uma casa racionalista cristã não se abre por acaso e com certeza esse grupo de militantes que foi formado tem uma razão de ser, um propósito de suma importância que é melhorar o estado psíquico das pessoas através dos preceitos espiritualistas dessa Filosofia.

Desde 1996, com a implantação do Correspondente na cidade de Juiz de Fora, tivemos o apoio incondicional de amigos racionalistas cristãos de outras Casas. São 26 anos de lutas, desafios constantes para manutenção da sede com o exemplo e determinação do Sr. Adelino, que cedeu, em várias ocasiões parte de sua residência para darmos continuidade às nossas atividades.

Trata-se de um homem excepcional que dedicou 93 anos de sua vida ao Racionalismo Cristão. Jamais esqueceremos o empenho, o exemplo de nosso querido presidente, que lutou muito para conquistar a sede própria da Filosofia, conhecedor que era das