Hospitalidade marcante

Os 90 anos da chegada do Racionalismo Cristão aos Estados Unidos foram comemorados no mês de maio em ambiente de grande alegria e também de imensa hospitalidade por parte dos nossos amigos daquele imenso país. Aqui nesta coluna, queremos apenas destacar alguns aspectos que nos chamaram bastante a atenção, até porque a reportagem completa desse histórico momento para nossa querida Doutrina será publicada na próxima edição de A Razão, incluindo detalhes da repleta agenda que foi cumprida nas casas racionalistas cristãs, fotos, pronunciamentos e tudo mais que aconteceu naqueles memoráveis momentos em solo norte-americano.

Chegamos aos Estados Unidos, através do maior aeroporto do mundo, o Hartsfield-Jackson, localizado na cidade de Atlanta, capital do estado da Geórgia, com movimentação de cerca de 95 milhões de passageiros por ano e uma linha de trem interna com oito estações, tal o gigantismo das suas instalações. Fomos atendidos com muita amabilidade e atenção pelo policial Roberts, da Imigração, que nos atendeu surpreendentemente tentando e conseguindo muito bem, falar em Português, haja vista a sua pronúncia corretíssima com o nome da Iraci e, sem nada nos perguntar sobre o motivo de nossa visita aos Estados Unidos, como é comum nesses locais, após os procedimentos de praxe, sempre muito bem humorado, nos deu orientações sobre localização de bagagens e como proceder com elas, já que estávamos fazendo conexão em Atlanta, mas nosso destino era Providence.

Fizemos questão de registrar o fato acima porque, após a mudança de governo, este ano, nos Estados Unidos, houve alterações nos procedimentos da concessão do visto e também com a recepção de visitantes na Imigração. Há, porém, uma enorme quantidade de boatos que começaram a circular nas redes sociais falando de exigências que estariam sendo feitas, todas infundadas. Dizia-se, por exemplo, que para habitantes do Rio de Janeiro estava sendo exigido certificado de vacinação contra a febre amarela, e isso tem levado as pessoas ou a tomarem a vacina sem necessidade ou recomendação das autoridades sanitárias ou a se darem o trabalho de obter um atestado médico de dispensa, como foi o nosso caso. É lastimável que algumas pessoas continuem essa prática perniciosa de espalhar notícias sem ao menos se darem ao trabalho de confirmar a veracidade delas.

No mesmo dia de nossa chegada aos Estados Unidos, tivemos oportunidade de visitar a Filial Pawtucket e de dirigir os trabalhos naquela Casa, mas algo nos chamou a atenção, as irradiações para a abertura dos trabalhos e para o recolhimento à sala das correntes foram feitas em Inglês. Isso faz parte do treinamento dos militantes para começarem a realizar reuniões públicas nesse idioma, como nos explicou o presidente da Casa, Daniel Lopes. Essa iniciativa vem ao encontro do que enfatizamos em todos os contatos com presidentes e demais militantes para que estejamos preparados para a realização de reuniões no idioma local, tanto que, durante as solenidades dos 90 anos do Racionalismo Cristão nos Estados Unidos, lançamos o livreto Conceitos racionalistas cristãos em Inglês.

Todas as visitas, os encontros e convívios foram muito agradáveis e revestidos de grande alegria espiritual e de muita amabilidade dos nossos amigos dos Estados Unidos, mas dois fatores  nos chamaram bastante a atenção na visita deste ano. A primeira foi o elevado número de jovens na militância das Casas, algumas inclusive com doutrinadores também jovens assumindo essa responsabilidade e até na presidência em exercício, como é o caso da nossa Casa de New Bedford, com o nosso Francisco Rosário, e outro foi observarmos a presença de famílias inteiras às nossas reuniões que estão sendo realizadas todos os domingos na Filial Providence, como foi o caso da família Figueiredo, composta pelo casal Crisolita e Carlos e suas três adoráveis filhas, que enriquecem a nossa coluna este mês com suas presenças.