Imparcialidade, conduta ético-moral

Imparcial – adjetivo de dois gêneros

1. Que não favorece um em detrimento de terceiro.

2. Que revela imparcialidade.

3. Que não tem partido.

4. Reto, justo.

5. Que julga como deve julgar entre interesses que se opõem.

Imparcial, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa -SS https://dicionario.priberam.org/imparcial

Em que consiste a imparcialidade? Acima, os dicionários bem nos esclarecem como deve ser essa imparcialidade na vida prática. Vamos colocar essa imparcialidade na conduta do médium racionalista cristão para que as Orientações transmitidas pelo Astral Superior sejam as mais fidedignas possível. Entretanto, os demais militantes devem absorver esse (código de conduta, chamaremos assim) conhecimento para que a proposta do Astral Superior seja colocada de maneira límpida sem as formas técnicas das profissões que são exercidas na Terra. O fato de observarmos que muitos dos espíritos que compõem o Astral Superior deem suas orientações com um tema mais específico, não quer dizer que atuem nos mundos superiores sob essa profissão, na verdade fazem analogias para melhor compreensão de todos.

O médium deve seguir exatamente o que sente das intuições do Astral Superior sem interferir com o seu “eu” no conteúdo da mensagem. Devemos tratar a imparcialidade nas transmissões mediúnicas seguindo exatamente o que sentimos, sem interferir com nosso eu técnico na mensagem. Podemos exemplificar, para melhor entendimento, o jornalismo ético que transmite a notícias como ela é sem manifestar opiniões que irão confundir aqueles que ouvem ou leem e, de forma arbitrária, produz opiniões naqueles que por desconhecimento não sabem separar o joio do trigo. Precisamos entender que a imparcialidade deve ser associada à conduta ético-moral.

Compreendemos, ainda, que a cultura e o estudo darão amplitude ao vocabulário e à lucidez na forma de raciocínio do médium, contudo o que deverá ser observado é a não interferência pessoal no momento da transmissão da mensagem.

Estar atento às últimas edições das obras publicadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão é a forma mais correta de se manter atualizado, pois somente assim o Presidente Astral e toda a plêiade do Astral Superior saberão colher o melhor de nossa bagagem espiritual para colocar suas orientações e dar a melhor firmeza possível para que possam despertar espíritos que andam na contramão da sua trajetória neste mundo de escolaridade, orientando, ainda, aqueles que estão na linha de frente como instrumentos do Astral Superior.

Um médium racionalista cristão deve estar consciente de que seu trabalho consiste em uma das tarefas ou missões de grande relevância para a humanidade, pois ele lida com a alta frequência de vibrações superiores, onde os espíritos precisam de grande apoio para se ligarem ao corpo fluídico do médium. Como acham que estaria o corpo fluídico do médium após julgamentos ou ataques de terceiros? Como estariam os pensamentos de um médium que participou de discussões? Com isso, o trabalho de limpeza e equilíbrio do corpo fluídico do médium denotará mais atenção para que seja diafanizado em conformidade com as vibrações que deverão estar presentes nas transmissões das mensagens em reuniões públicas. Também, quanto mais tranquilo estiver o médium, mais o Astral Superior poderá ampliar a atividade de limpeza da atmosfera fluídica da Terra. Qual a grande relevância da atividade mediúnica e como as influências podem atrapalhar essa atuação? Sugiro a leitura do artigo Influências na vida de um médium, publicado na edição de junho de 2020 de A Razão.

Não existe meio termo, ou o médium está conectado em uma corrente vibracional positiva ou a uma negativa. Como nos ensina a filosofia racionalista cristã, nos encaixamos nas correntes do bem evitando discussões, utilizando o bom senso nas opiniões para não ferir suscetibilidades que trariam para o interlocutor sentimentos ainda desconhecidos da lapidação espiritualista, o mau entendimento, provocando, assim, uma vibração negativa que trará prejuízo ao médium.

A maioria dos médiuns da atualidade tem formações acadêmicas das mais variadas áreas do conhecimento humano, um avanço no desenvolvimento dos instrumentos mediúnicos do Racionalismo Cristão. Como a filosofia é evolucionista é, portanto, natural que esses avanços cheguem até os instrumentos mediúnicos. É nesse ponto que os cuidados devem ser redobrados, pois a imparcialidade deve ser trabalhada com esmero. A noção de imparcialidade vai dar às orientações a veracidade daquilo que a plêiade do Astral Superior precisa trazer aos seres humanos.

Assim, não é razoável que o médium possa imprimir em suas transmissões conhecimento técnicos de sua profissão, embora possam ter sido estudados por anos a fio, mas com a frequência às reuniões e absorvendo o que o Racionalismo Cristão explana, os instrumentos mediúnicos entendem que é preciso se desprender das suas técnicas materialistas de conhecimento para que sejam fiéis às orientações vindas de espíritos com grande evolução.

Libertando-se das influências de sua profissão, o médium terá para com o Astral Superior a fluência espontânea e real de suas orientações. Damos até uma sugestão bem simples para esse desligamento da vida material: “Serei um instrumento fiel ao Astral Superior.” Essa afirmação estará resplandecente em sua aura, não importa que seja nas Orientações do Astral Superior ao final das reuniões públicas ou nos reflexos captados durante elas, pois estará sob supervisão do Presidente Astral da Casa. Portanto, essa confiabilidade estará estabelecida para a fluência das transmissões com clareza e veracidade.

Quanto mais esclarecido for o médium, mais livre das situações terrenas estará. Assim, as intuições recebidas do Astral Superior podem abranger com mais profundidade e alcançar quem precisa, pois tais orientações vão como uma flexa a despertar mentes adormecidas pela materialidade. Na vasta literatura racionalista cristã encontraremos grandes relatos de como funciona o despertar para a espiritualidade.

Então, devemos ter a imparcialidade muito bem compreendida para que possamos diferenciar ações de cunho espiritualista, de ações técnicas. A sutileza superior necessita de lucidez, esclarecimento, disciplina e estudo para que, diante do grande trabalho que precisa ser implantado no planeta Terra, seja acompanhado das mudanças que hoje podemos observar em nossa vida cotidiana. Essas mudanças estão sendo meticulosamente observadas e sendo trabalhadas pelas Forças Superiores para que a humanidade alce novos voos na espiritualidade.

Devemos ter consciência da grande responsabilidade perante a nossa consciência e estar bem focados nas atividades a serem executadas nas correntes fluídicas formadas nas casas racionalistas cristãs, e, assim, dar nossa contribuição para promover o esclarecimento da humanidade com total apreço pela honra que nos foi confiada em nosso planejamento astral.