Leitura de novembro de 2016

Pensar bem para ser feliz

A pessoa deve analisar os fatos que lhe acontecem na vida e os aceitar conforme eles se apresentam. Ninguém tem o direito de se revoltar em relação ao que lhe acontece, porque tudo que ocorre com o ser humano tem, sem dúvida, uma causa. Procurar saber a causa e contornar o acontecido é o que deve ser feito. Há muita gente que lastima a vida que leva, sente-se infeliz por qualquer coisa que ocorra, aninha revolta no íntimo por todo mal que aparece.

Descuido no viver e pouco-caso pelo semelhante concorrem para os acontecimentos cotidianos desagradáveis. A obrigação dos indivíduos espiritualmente esclarecidos é encarar a vida da melhor forma possível, sentindo-a em toda a plenitude. Há muitos meios de se contornar contrariedades e muitas maneiras de se evitar aborrecimentos. Acontece que boa parte das pessoas não procura a forma ou o modo para bem viver. Viver, como sempre afirmamos, todos vivem. O difícil é viver com arte, onde a compreensão e a tolerância sejam uma constante nos relacionamentos humanos.

A vida, em suma, tem muita importância se a pessoa sabe pensar e raciocinar sobre o que fala e faz. Sendo compreensiva e tolerante com os semelhantes, ela sente e compreende as diferenças de gostos e as inclinações de temperamentos, de modo a ter uma convivência perfeita ou estudar uma forma inteligente de aparar as arestas do trato diário. Quem isso não fizer não terá as relações harmônicas que proporcionam sossego do espírito.

Nenhum espírito vem a este mundo por se achar superior, muito perfeito. Com raras exceções, todos os seres que estão aqui encarnados têm dívidas espirituais a serem resgatadas com a eliminação dos erros contraídos em existência passadas. Logo, os seres humanos em geral são imperfeitos, precisam modificar suas condutas no que forem faltosos. Vivem de forma inadequada os indivíduos que não têm paciência e compreensão no convívio com pessoas que não têm o mesmo nível de inteligência e sensibilidade. É preciso haver tolerância e compreensão, insistimos, para que se entendam, porque ninguém pode viver só neste mundo de escolaridade. Enganam-se as pessoas que se julgam preparadas para viver isoladas. Todas precisam umas das outras.

Por que razão a maioria dos seres humanos não sabe tolerar os semelhantes e se estimar mutuamente? Porque há falta de espiritualidade.

Ninguém é obrigado a fazer o que não quer e tampouco tem o direito de obrigar que outros façam o que lhe apraz. É erro grave querer modificar as pessoas, fazer com que elas pensem da mesma forma. Os espíritos que encarnam neste mundo de escolaridade pertencem a mundos de estágio distintos e a classes diferenciadas. Se entre irmãos de mesmos pais não há igualdade de pensamentos e sentimentos, como querer que indivíduos de diferentes famílias pensem e sintam da mesma forma? Irmãos criados e educados no mesmo lar pensam e agem de maneira diversa: uns certas vezes até se desencaminham, enquanto outros permanecem dignos e corretos. Como querer que todas as pessoas sejam perfeitamente iguais?

Sendo assim, cada um age e reage de acordo com seu grau de evolução.
Se as inclinações espirituais são distintas, se os seres humanos divergem em gostos e preferências, para bem viverem no planeta-escola Terra é preciso que as pessoas tenham muita compreensão e tolerância mútua.

Aprendam, pois, a pensar e agir, se quiserem ser felizes.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão


Nível espiritual oferece opções

Os seres humanos, na busca da essência espiritual que trazem em si mesmos, investigam várias doutrinas espiritualistas existentes, peregrinam por diferentes crenças religiosas, conforme as tendências de natureza transcendente que têm na bagagem evolutiva. De acordo com o nível espiritual que já possuem, sentirão afinidade por uma ou outra linha filosófica, sendo que muitos permanecerão descrentes de tudo que há com base na fé ou irão discordar do que tem como fundamento os lúcidos elementos de convicção que libertam os indivíduos presos ao sobrenatural ou a proteções divinas.

Todavia, é importante ressaltar que os seres humanos, sem qualquer exceção, estão sujeitos às leis evolutivas que regem o Todo Universal. Como a lei evolutiva de causa e efeito afirma não existir o acaso, quem pensa bem atrai o bem e quem pensa mal o mal atrai. Portanto, independentemente da crença ou linha doutrinária que seguem ou venham a seguir, as pessoas só conseguem ligar-se aos campos superiores da espiritualidade através da elevação de pensamentos e sentimentos e da prática do bem.

A doutrina racionalista cristã aconselha o hábito diário da limpeza psíquica nos horários disciplinares recomendados. São momentos em que há corrente vibratória de pensamentos positivos formada pelos irradiantes, facilitando o arrebatamento da atmosfera fluídica da Terra de espíritos desencarnados com potencial obsessor capaz de influenciar indivíduos que, de acordo com a lei evolutiva de atração, tenham pensamentos e sentimentos afins.

Para que o arrebatamento de espíritos obsessores ocorra, é preciso que, ao irradiar às Forças Superiores, as pessoas estejam concentradas de preferência em seus lares, desligando-se de tudo que seja de natureza material ou que as esteja perturbando. Para as que portam algum tipo de desequilíbrio psíquico, é importante terem o apoio de familiares com vontade forte, a fim de serem auxiliadas com a limpeza psíquica em conjunto.

Após o término da limpeza psíquica matutina, os convictos racionalistas cristãos devem seguir o dia bem-humorados, a vibrar seus pensamentos e manifestar seus sentimentos aplicando os princípios espiritualistas que a Doutrina recomenda. Com a limpeza psíquica feita à noite, terão o merecido descanso recuperador da alma ao dormirem.

Disciplina na vida é de fundamental importância, pois sem ela o ser humano abre sua guarda para influências psíquicas negativas. Para tanto, deve evitar vícios de qualquer natureza, não só os conhecidos, que afetam o corpo físico, mas os de natureza comportamental, como a maledicência, a intrujice e o mexerico.

Com a prática disciplinar diária da limpeza psíquica e a aplicação dos princípios doutrinários no cotidiano, a pessoa se fortalece ao criar em torno de si uma barreira fluídica protetora, não sendo, assim, polo atrativo de espíritos obsessores. Ela própria se autorresguarda com pensamentos bem vibrados, sentimentos elevados e bom uso do livre-arbítrio.

Portanto, o indivíduo que pratica o mal tem má assistência espiritual, atrai para perto de si espíritos obsessores e fica sujeito a todo tipo de perturbação, como intranquilidade e inquietação, podendo chegar a pleno distúrbio psíquico.

Sendo assim, a pessoa deve despertar para a espiritualidade lendo os livros editados pelo Racionalismo Cristão e aplicar em seu viver os princípios doutrinários e a disciplina recomendados. Estará apta a tudo enfrentar, aproveitando bem a encarnação do espírito ao lutar por sua evolução.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão