Cuide-se para não perder a encarnação
Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão
O mundo passa por fase bastante delicada e difícil. Conflitos de toda ordem acontecem em vários lugares, e isso ainda se repetirá por muitas décadas. As pessoas espiritualmente esclarecidas pelo Racionalismo Cristão sabem que precisam encarar os acontecimentos da vida como eles se apresentam, aceitá-los como são, não achando que são piores que os do passado ou querendo que sejam melhores no futuro, mas os receber com naturalidade, pois sempre irão refletir o nível espiritual dos seres humanos em cada época. A evolução espiritual da humanidade é lenta e gradativa.
Há pessoas que vivem neste mundo por viver, visto que têm uma concepção de vida muito diferente do que ela é verdadeiramente. Alimentam ilusões descabidas ante uma realidade nua e crua, escondem-se dos fatos, que se apresentam sem disfarces, mas que precisam ser enfrentados com ânimo forte e decidido.
A vida na Terra é e será dura por muito tempo, com maldades, discórdias e vinganças. Como a população em geral não está preparada para encarar a vida como ela se apresenta, passa por grandes decepções, e os abalos morais vão surgindo com o decorrer dos anos.
Nas casas racionalistas cristãs procura-se mostrar aos assistentes de suas reuniões públicas, e fazer com que compreendam, como é a vida em toda a sua rudeza, para que não alimentem ilusões. Nada é prometido, porque promessas não têm valor algum. A verdade espiritualista que o Racionalismo Cristão sustenta é dita com sinceridade e desinteressadamente. Por isso, ela pode ser aceita como um benefício espiritual que ajuda os seres humanos a serem virtuosos, a praticarem o bem em meio à diversidade evolutiva dos habitantes deste planeta-escola.
O mundo, como todos percebem, e dizemos isso constantemente, atravessa e ainda atravessará épocas difíceis, de grande descontrole, de muita confusão e desentendimento. Os seres humanos, seja de forma individual ou coletiva, querem tudo que lhes satisfaça os sentidos. Para alcançarem esse muito, lançam mão de meios verdadeiramente criminosos, sem temor ou recuos. E, nesse descalabro, os que recuam são considerados covardes e os indecisos, taxados de medrosos. E vão em frente, numa ambição desmedida e desenfreada. Felizmente, grande parte da humanidade tem valor em maior dimensão, consolidado no rigor do trabalho honesto, como recomenda a filosofia racionalista cristã, uma filosofia de vida que ensina aos estudiosos da espiritualidade como devem encarar os acontecimentos com inteligência.
Quem não usar a inteligência como base do raciocínio, quem não possuir domínio próprio, quem, enfim, não tiver boa formação de caráter, pode ser envolvido pelo arrastão de imoralidades que se alastra por tantos países. Há, pois, necessidade desses cuidados por parte de todos, para evitar a perda de uma encarnação preciosa do espírito, seja por desmandos, seja por deslizes morais.
Nas casas racionalistas cristãs não se ilude ninguém. Procura-se falar claramente, dizendo a verdade espiritualista como ela deve ser dita. Sabemos que há muita gente que não a quer ouvir e nem mesmo a aceita, porque acha mais cômodo e agradável se deixar levar pelo viver dissoluto.
Todavia, não podemos deixar de abrir os olhos das pessoas que raciocinam e querem aproveitar a vida no que ela tem de melhor e digno, tendo presente a visão correta do que seja o progresso material e espiritual que o Racionalismo Cristão recomenda, mediante seus princípios filosóficos e sua disciplina psíquica, capazes de fazer com que ultrapassem as fases difíceis com sobranceria, com o valor e a coragem das pessoas esclarecidas.
Desperte para a espiritualidade
Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão
A história do Racionalismo Cristão vem sendo escrita no plano físico com muita determinação, destacando-se nessa luta a participação de espíritos valorosos, entre eles o de Luiz de Mattos, um de seus fundadores, que se dedicou ao estudo aprofundado das ciências humanas, sociais e da natureza, sobretudo das ciências médicas, e da literatura em geral, especialmente dos filósofos da Antiguidade até os contemporâneos. Assistido por Forças Superiores em campo astral, codificou uma filosofia de vida que esclarece e espiritualiza os seres humanos mediante normas de conduta fáceis de serem adotadas no cotidiano e um método disciplinar próprio, que fortalece os espíritos em evolução na Terra, que o grande mestre humanista qualificou como planeta-escola.
Mediante seu expressivo ideal e elevado grau de espiritualidade, Luiz de Mattos transmitiu ensinamentos valiosos para os seres humanos, auxiliando-os a caminhar de forma simples pela estrada evolutiva neste mundo de escolaridade. Ao explanar princípios espiritualistas objetivos e adequados aos níveis culturais existentes na face da Terra, deixou bem clara a relevância das leis evolutivas no processo de crescimento espiritual a que todos se obrigam no planeta, contrapondo-se aos cultos adorativos sempre existentes e às ideias místicas e aos dogmas enraizados nas mentes humanas há milênios.
A Terra tem atmosfera fluídica bem densa, em razão da materialidade que ainda domina muitos povos. O materialismo obsedante só oferece caminhos tortuosos. Eles são aparentemente atrativos, mas, na verdade, são atalhos ilusórios. A materialidade entorpece o indivíduo, turva o raciocínio, enfraquece a vontade, diminui a capacidade de percepção, afastando-o da estrada evolutiva. Perdido em si mesmo, vai aos poucos distanciando-se do crescimento espiritual planejado em campo astral. É dessa forma que se produzem as grandes mazelas observadas no plano físico, como guerras fratricidas, disputas acaloradas, buscas desenfreadas por bens materiais. Mas, tudo fica neste mundo tão convulsionado, nada de valor espiritual é agregado ao cabedal evolutivo humano. As desigualdades sociais resultam dessa falta de consciência, dessa insensibilidade espiritual.
Despertem para a espiritualidade desde já! As leis evolutivas já são bem conhecidas por todos que estudam a espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende e pratica diariamente em suas Casas, também divulgada nos livros publicados por sua Casa-Chefe. São esclarecedoras obras literárias, acessíveis a todos os níveis socioeconômicos e culturais existentes, relembramos, como igualmente relembramos que a vida tem seu lado de progresso material, mas a ser apenas utilizado como meio de crescimento espiritual, uma verdade que jamais deverá ser negligenciada ou mesmo esquecida, sem que haja grande prejuízo evolutivo para o indivíduo e a coletividade.
Sendo assim, não se esqueçam das pequenas coisas, como um sorriso cordial, o desejo de um bom-dia, o de estender a mão amiga aos necessitados de ajuda, o de levar a palavra orientadora a quem está ao redor. Saibam que todos os seres humanos têm a mesma origem, todos são iguais, diferenciando-se, apenas, quanto ao nível de evolução espiritual. Se estão ligados entre si enquanto evoluem em conjunto neste planeta-escola, ao dominarem pensamentos, sentimentos e emoções poderão raciocinar com clareza, e bem aproveitar a existência, contribuindo para um mundo melhor.