Leitura do mês de Junho

A felicidade é possível

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Urge que os seres humanos mudem radicalmente a conduta. É preciso que compreendam sua essência espiritual, se conscientizem como parcelas do Princípio Inteligente que são, com atributos e faculdades espirituais ilimitados a serem aprimorados no planeta-escola Terra.

Há indivíduos que se mantêm num profundo desconhecimento da vida espiritual, a verdadeira vida, insistimos em lembrar. Dão valor apenas às conquistas puramente materiais, sejam riquezas financeiras e luxos ostensivos, por que tantas pessoas sonham, sejam altas posições sociais, que são tão descabidas quanto desnecessárias. Ao falecerem, seus espíritos sequer compreendem essas condições tão inúteis à evolução. Acreditam que ainda possuem um corpo físico, e, por isso, perambulam pela atmosfera fluídica da Terra, tentando relacionar-se com seres de igual encantamento com a vida terrena. Irão agravar ainda mais seus pensamentos, sentimentos e vícios, perturbando os indivíduos com procedimentos afins. Cria-se um círculo vicioso entre eles, e os males físicos e psíquicos aparecem, com explicações de ordem material para a sua existência, quando realmente são de natureza espiritual. Tentar tratá-los com drogas medicinais, sem a reeducação dos pensamentos e sentimentos, sem o remodelamento do espírito com o necessário e fundamental cuidado para sua normalização psíquica é perda de tempo.

Sofrer não é condição obrigatória para o espírito evoluir, como muitas pessoas pensam. Ao contrário, o sofrimento é evitável, pois é provocado por elas próprias com o mau uso do livre-arbítrio. Alimentando pensamentos e sentimentos negativos, insistem nos mesmos erros por encarnações sucessivas. Nesses casos, somente o sofrimento consegue despertá-las para os porquês dos desequilíbrios psíquicos. Aí se voltam para os aspectos transcendentais da vida, despertam para a espiritualidade. Passam a olhar para dentro de si mesmas, a refletir sobre o seu viver, se construíram ou produziram algo de útil para elas próprias e para a coletividade. Mas nada disso seria necessário. Como parcelas da Inteligência Universal, bastaria que se conduzissem neste mundo de escolaridade com valor, dignidade, honradez e destemor perante os reveses da vida, enfrentando-os com naturalidade.

Tudo na vida pode ser encarado de forma natural, bastando manter um viver disciplinado com a prática diária da limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão, a forma de ligação com as Forças Superiores por meio da elevação de pensamentos a elas dirigidos. Mantendo-se psiquicamente limpos, os irradiantes poderão raciocinar com clareza e encontrar os caminhos para solucionar seus problemas. Irão sentir o afloramento dos objetivos traçados no mundo de estágio e armazenados no corpo fluídico.

Logo, voltem-se para dentro de si mesmos. Reconheçam suas imperfeições, mas não critiquem as do próximo. Estendam-lhe as mãos, sem, contudo, alimentar ociosidade e vícios de qualquer espécie. Muitas vezes a palavra amiga, o encorajamento moral tira-o de situações desfavoráveis, dão-lhe ânimo, sendo um bem para quem o pratica.

Portanto, é possível viver com tranquilidade e felicidade. Está ao alcance de todas as pessoas que lutam para conquistar essa condição de aprimoramento e engrandecimento espiritual.


Não vivam de ilusões

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A vida das pessoas neste mundo de escolaridade é de muito trabalho, de muitas lutas pela sobrevivência física e por maior crescimento evolutivo. Elas devem ser produtivas e construtivas, dedicadas, portanto, ao cumprimento de seus deveres materiais e espirituais, a fim de conquistarem os direitos que pleiteiam: direito à felicidade e à serenidade, à paz de espírito, que é o maior bem que os seres humanos podem ter neste planeta bem desordenado, em razão de sua densa atmosfera fluídica, ainda repleta de materialidade.

O espírito não encarna para viver na ociosidade ou no embalo dos prazeres materiais, mas para lutar por sua evolução. Logo, ninguém deve desanimar diante de suas dificuldades, dos obstáculos naturais do mundo físico. Todos possuem as ferramentas necessárias ao cumprimento de seus objetivos, alcançando o sucesso se usarem os atributos e as faculdades espirituais de forma adequada.

Como parcelas da Inteligência Universal, os seres humanos não precisam de proteções divinas nem de ficar à mercê de espíritos obsessores, que encontram polo atrativo nos indivíduos com sentimentos negativos, tais como o temor, a inveja e as ambições desmedidas. Formam entre si um ciclo vicioso de vibrações deletérias, que só será interrompido com o esclarecimento espiritual, quando passarem a ter a conscientização da força do pensamento e o conhecimento das leis evolutivas que regem o Todo Universal.

Não vivam de ilusões, pois todos são capazes de lutar por seu real progresso evolutivo disciplinando o viver com pensamentos educados para a prática do bem. Conscientizados de que são parcelas do Princípio Inteligente, não precisam da proteção de quem quer que seja, a não ser de si mesmos, pondo em prática a força de vontade inquebrantável, o raciocínio lúcido, a inteligência sempre perspicaz. Se assim se conduzirem na vida, irão ter bom aproveitamento evolutivo na atual existência, irão constatar que valeu a pena a encarnação do espírito.