Lições em aniversário de Filial

Dia 22 de maio, aniversário de fundação da Filial Santa Efigênia (Belo Horizonte, MG), é data que os racionalistas cristãos guardam com alegria na memória, principalmente os da capital mineira. No último 22 de maio, dirigentes, militantes e frequentadores comemoraram os 25 anos da Filial com reunião cívico-espiritualista presidida pela representante da Casa-Chefe no estado, Lília Rodrigues da Silva Paiva.

Foi uma reunião muito bonita, com a presença de grande número de militantes e frequentadores da Casa aniversariante e de outras do estado de Minas Gerais. Durante a solenidade, a representante da Casa-Chefe homenageou a presidente da Casa, Sra. Umbelina Maria dos Santos Guimarães (a Filial tem como presidente em exercício a Sra. Ângela de Fátima Guimarães) com uma placa em que estão cunhadas as fotos de Luiz de Mattos, Humberto Rodrigues e José Rodrigues da Silva.

Responsabilidade. A Sra. Lília Rodigues da Silva Paiva afirmou que, “quando nos alistamos para trabalhar no Racionalismo Cristão, precisamos compreender a responsabilidade desse ato. Algumas pessoas acham que por estarem dentro da Doutrina são invulneráveis, porque estão sob a proteção do Astral Superior. Criam dentro si uma realidade paralela, que é falsa, o que contribui muito para o fanatismo, crendices, preconceitos etc.”.

Disse, ainda: “Felizes são aqueles que cumprem com dedicação, esmero e ética seus compromissos, pois sabem que no Racionalismo Cristão não existem cargos, mas encargos, para todos que queiram dedicar-se à nobre causa espiritualista codificada por Luiz de Mattos”.

“Pessoas assim são, felizmente, a grande maioria das que se aproximam do Racionalismo Cristão, e estão trabalhando pelo bem da humanidade em nossas Casas”, acrescentou.

A representante da Casa-Chefe chamou a atenção para a necessidade de apoio ao presidente da Doutrina: “Sabemos o quanto é difícil dirigir uma casa racionalista cristã. Imaginem Gilberto Silva, dirigindo o Racionalismo Cristão e representando-o dentro e fora do Brasil. É muita responsabilidade! É muito trabalho! Daí a importância de todos colaborarem nesse trabalho ingente de esclarecimento espiritual”.

Lembrou que “todos os atos o espírito leva consigo na sua bagagem espiritual, e quando ele se translada para seu mundo de origem tem a ampla visão de tudo que fez ou deixou de fazer. Então, consciente dos seus atos em todas as vidas passadas, se depara com a necessidade de encarnações que ainda terá que passar, muitas vezes em lugares hostis e inóspitos, para valorizar cada segundo no plano físico.

O trabalho no Racionalismo Cristão requer respeito à hierarquia. Reconhecendo isso, o militante reconhecerá também que deve haver disciplina, ordem, método e respeito entre todos os militantes.

Segundo a Sra. Lília, quando alguma sugestão é apresentada ao presidente Gilberto Silva, ele sabe o que fazer, pois muitas ideias podem ser soluções; outras podem ser problemáticas. As boas sugestões vão auxiliar na dinâmica dos trabalhos de expansão da Doutrina.

“Em Minas Gerais, estamos tentando fazer o máximo possível para o crescimento da Doutrina. Em cada Casa que visitamos procuramos ver o que ela realmente precisa. Então, traçamos um plano de trabalho e o submetemos à apreciação do presidente da Doutrina”, afirmou a Sra. Lília.

União. E conclamou: “Companheiros, não estamos aqui para brincadeiras e nem para deixar ser levada ao vento uma obra como o Racionalismo Cristão. É por isso que devemos manter a união de todos, com muito carinho e respeito, pois nossa Doutrina precisa de pessoas de pensamentos elevados e que trabalhem com valor, pois a conduta de um ser define o que ele foi, é e será.”

Concluiu a representante da Casa-Chefe: “Assim, vamos trabalhando, cuidando das casas racionalistas cristãs de Minas Gerais, vendo a peculiaridade de cada uma e o que é preciso fazer para que amplie seu raio de ação, pois cada Casa é um farol a clarear os caminhos daqueles que precisam, carecem de amor cristão, solidariedade e aconchego espiritual”.