Local de aprimoramento espiritual

Geralmente, as pessoas que ainda não detêm razoável esclarecimento espiritual são muito afetadas pelos reveses por que passam, pelas dificuldades naturais da vida neste mundo. Perdem o equilíbrio das emoções ao terem pensamentos negativos e sentimentos pessimistas, que só agravam a situação.

O gênero humano não está na Terra para ver o tempo passar ou usufruir somente as coisas boas da vida. Sem exceções, todos estão neste mundo de escolaridade para lutar com determinação e vontade forte pelo aprimoramento espiritual, que ocorre passo a passo a cada existência. Como parcelas integrantes do Todo Universal, para ele caminham de forma lenta e gradativa.

É necessário que os seres humanos compreendam uma lei básica do processo evolutivo que é a lei de atração, pois ela confere grande importância à força do pensamento. Quem pensa mal prejudica não apenas a si mesmo, mas aos semelhantes à medida que engrossa as danosas correntes vibracionais que percorrem a atmosfera fluídica da Terra, alcançando indivíduos que têm pensamentos afins ou atraindo para junto de si espíritos com tendências análogas que por ela vagueiam.

Essa constante e prejudicial influência causa, com o passar dos anos, não apenas sérios distúrbios psíquicos como várias doenças físicas, que a ciência médica tenta debelar somente com a utilização de medicamentos. Por desconhecer ou pouco se interessar pelos fatos transcendentes da vida, a Medicina não recomenda o necessário remodelamento espiritual, com a eliminação de hábitos comportamentais inadequados e, acima de tudo, com a indispensável disciplina no viver cotidiano.

Todas as pessoas têm o dever de emitir bons pensamentos e demonstrar sentimentos elevados. Aquelas que acreditam ser os pensamentos e sentimentos de sua exclusiva intimidade se enganam, pois tudo que concebem e fazem, todos os atos que praticam, são antecedidos por pensamentos. Sendo vibrações do espírito, os pensamentos percorrem a atmosfera fluídica da Terra ou plasmam formas em matéria mais diáfana, tudo facilmente percebido por espíritos que por ela perambulam. Logo, os pensamentos ficam ligados à fonte de origem e expostos como um livro aberto para leitura, enquanto permanecerem atuantes os sentimentos que os produziram.

Portanto, é necessário que os seres humanos compreendam e respeitem as leis evolutivas que regem o Todo Universal. Isso pode ser alcançado mediante o esclarecimento que o Racionalismo Cristão proporciona aos estudiosos da espiritualidade. Cabe a cada um contrariar o que a consciência reprove e rejeitar, por mais tênues que sejam, as influências perniciosas de espíritos obsessores.

Saibam que nenhum espírito atua sobre qualquer indivíduo sem o seu consentimento, fato que só ocorre com pensamentos e sentimentos prejudiciais resultantes do mau uso do livre-arbítrio. Os sofrimentos por que passa a maioria das pessoas são decorrentes da lei evolutiva de causa e efeito na existência em curso ou de procedimentos inadequados em existências passadas.

Com o conhecimento conquistado, as pessoas que se dedicam ao estudo da filosofia racionalista cristã vão aprimorando o caráter ao desenvolverem os atributos espirituais de que são portadoras. Se olharem para dentro de si mesmas com honestidade e humildade, encontrarão as imperfeições de que ainda são portadoras e irão saber como as eliminar da personalidade, para que conquistem patamares mais altos de evolução. Ao elevarem os pensamentos mantendo o raciocínio sempre lúcido, serão senhoras de suas vidas, farão escolhas acertadas, pois terão de se responsabilizar, inapelavelmente, pelas decisões insensatas que tomarem.