Luiz de Mattos, vida e obra

De novo janeiro, mês em que A Razão homenageia seu fundador e codificador do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos, cujos feitos estão narrados no livro Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, do biógrafo Galdino Rodrigues de Andrade, lançado pela sede mundial do RC. Por que em janeiro? Porque Luiz de Mattos nasceu em 3 de janeiro de 1860, em Portugal, e faleceu em 15 de janeiro de 1926, no Brasil.

Luiz de Mattos frequentou o kardecismo, mas achou que a orientação era muito religiosa e pouco científica, então se lançou a estudos da espiritualidade e concluiu que a falta de esclarecimento da humanidade permite ao astral inferior (espíritos que não retornaram a seus mundos após a perda do corpo físico) agir com facilidade, e que isto só pode ser evitado com o progresso espiritual.

Esse progresso espiritual, conforme a disciplina e os princípios do RC, pode ser alcançado com a frequência às reuniões públicas de limpeza psíquica que o espiritualismo autêntico do Racionalismo Cristão proporciona nas suas Casas.

A disciplina do Racio­nalismo Cristão evita os riscos de avassalamento. As pessoas que frequentem as reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs, com certeza, são beneficiadas. Com assiduidade às reuniões do RC, os vícios são eliminados e o atraso espiritual, a vaidade e demais sentimentos negativos se afastam da pessoa.

Ao instituir o Raciona­lismo Cristão, em 1910, Luiz de Mattos abriu espaço a uma nova mentalidade, que está em expansão em todo o mundo, com número sempre crescente de pessoas que vêm rompendo os grilhões de atitudes contrárias à razão e à verdade.

Luiz de Mattos codificou uma escola filosófica que consegue fazer a limpeza psíquica da atmosfera do planeta e dar a todos que desejam seguir sem desvio a disciplina do RC, que demonstra ser importante para a saúde física e mental, oportunidade de viverem com honradez moral uma vida descente e honesta. Deste modo, é dever de todos preservar a todo custo a disciplina da filosofia racionalista cristã em suas Casas, no dia a dia, sem vaidade, que faz a pessoa perder-se no labirinto de sua falsa grandeza.

Homem humilde e valoroso, de maneira simples, generosa, com grande envergadura moral, com lealdade ao Astral Superior, Luiz de Mattos é um exemplo dignificante para todos os militantes e assistentes do Racionalismo Cristão seguirem à risca. Devem seguir também os princípios da Filosofia e as orientações emanadas pelos espíritos do Astral Superior que a Sede Mundial envia a suas filiais.

Com sua obra e através de diversos livros que a sede mundial do RC tem publicado, Luiz de Mattos orienta a todos com conhecimentos preciosos para saberem distinguir a verdade da mentira, o bem do mal, o certo do errado, aumentando o acervo espiritual e acelerando a evolução dos que se dedicam a assimilar o estudo e a prática dos princípios do RC.

Luiz de Mattos buscou eliminar a ignorância, uma das grandes responsáveis pela prática da propagação de mentiras, hipocrisias, más ações e demais atitudes inferiores, e nos ensinou a viver com sabedoria, dando exemplos e nos ajudando com ensinamentos para que possamos progredir espiritualmente.

Sem nada exigir, o RC mostra seus ensinamentos para que as pessoas possam escolher com seu livre-arbítrio se aceitam ou não o que a Filosofia indica para um viver melhor.

De modo idêntico a uma universidade, a filosofia do RC dá preciosas lições de vida a seus alunos que têm o prazer de ser úteis a si próprios e a seus semelhantes.

Luiz de Mattos sempre se baseou na liberdade espiritual pela libertação do materialismo e do egoísmo, para ver a humanidade feliz com esclarecimento de lutar e vencer, de modo que as pessoas, não se deixando perturbar pelos maus pensamentos, tenham a necessária paz e progresso evolutivo.

O Racionalismo Cristão unifica a ciência numa síntese admirável, nos prova a existência da alma e nos faz compreender melhor as relações desta com o corpo físico, demonstrando que os acontecimentos ditos sobrenaturais são na verdade naturais, como tudo o que existe no Universo.

O Racionalismo Cristão abrange o ciclo da evolução do espírito com aplicação universal, acabando com o misticismo e comprovando cientificamente a preexistência e a sobrevivência da alma.

Com dados extraídos do artigo Luiz de Mattos e sua obra, de Cláudio Magalhães, publicado na edição de janeiro de 2021.