Más condições de vida são desafios que o espírito se impõe

Lendo obras do RC ou através do Fale Conosco esclareço dúvidas de progresso espiritual, mas fico confuso em certas questões. Por exemplo:  não há carma, vingança ou olho por olho em reencarnações futuras. Uma reportagem sobre o Afeganistão diz que mulheres são tratadas como animais, obrigadas a casar ainda crianças com homens, muitas vezes, acima dos 50 anos. Muitas foram mutiladas: cortaram-lhe orelhas, nariz ou membros. Minha dúvida é: por que esses espíritos reencarnam nessas condições? Eles foram cruéis nas encarnações passadas? Estou citando o Oriente Médio, mas na África também ocorrem mutilações. Desculpe minha ignorância no assunto, mas não vejo o propósito de evoluir nessa condição, a não ser por débitos.

Resposta: Prezado, são condições e experiências a que o espírito voluntariamente se submete após ter feito suas reflexões em seu mundo de estágio, onde aceita viver situações antagônicas à que anteriormente viveu, não se constituindo em castigos, mas sim desafios em que muitas dessas pessoas superam e lutam para modificar, constituindo-se assim em exemplos a serem seguidos.

Lembre-se que estamos em um planeta-escola onde existem inumeráveis exemplos de superação e o livro “Racionalismo cristão” em sua 45ª edição assim se expressa, nos fazendo refletir sobre tais acontecimentos:

“O caráter virtuoso é um dos mais ricos e preciosos bens do espírito. A sua conquista, porém, não é fácil. Ao contrário, requer prolongados períodos de meditação em numerosas existências, ao longo das quais as observações e conclusões vão amadurecendo sob a árdua prova da experiência.”

“Só depois de incontáveis desenganos e de sofrer muitas injustiças e ingratidões é que a pessoa mede, no íntimo da sua natureza espiritual, a extensão das imperfeições humanas contra as quais passa a se insurgir.

Assim, de repugnância em repugnância às mazelas morais, ela vai libertando-se das ações inferiores para colocar-se, por convicção haurida do esclarecimento, nas linhas rígidas de uma conduta modelar.”