Nascida em tempos difíceis, a Filial Trajano de Moraes chega aos 79 anos

A Filial Trajano de Moraes (estado do Rio de Janeiro) do Racionalismo Cristão, comemorou, em 21 de agosto, seus 79 anos de fundação, ocorrida, segundo seus dirigentes atuais, no dia 18 de agosto de 1944. Dirigiu a reunião cívico-espiritualista comemorativa Jomar Silveira, dirigente geral da Filial Cantagalo (RJ) do Racionalismo Cristão.

Disse Jomar Silveira que “na oportunidade pudemos constatar a boa vontade dos participantes, inclusive vários procedentes de outras cidades para marcar presença na festividade que transcorreu na mais perfeita harmonia e entusiasmo.

Incumbindo pela nossa representante regional, Sra. Lucy Gonçalves da Costa, de auxiliá-la na tarefa honrosa de coordenar as filiais do Centro-Norte Fluminense, sentimos de perto o calor humano daquele grupo de militantes e amigos do Racionalismo Cristão, seja durante o transcurso da reunião de limpeza psíquica, seja na de confraternização, que se deu em casa da militante Edmar Dias Lanes, irmã do dirigente-geral da Casa aniversariante, Elzir Pereira Dias.

Citamos em discurso de improviso a importância da união entre os militantes de uma Filial do Racionalismo Cristão como fator preponderante na manutenção e expansão da Filosofia em qualquer cidade, pois sem essa vibração harmônica que sintoniza o ambiente e propicia a assistência de Espíritos Superiores fica muito difícil, para não dizer impossível, a realização de tal feito.

Lá pelos idos dos anos 40 do século passado, as limitações eram muito maiores do que hoje, já que não havia as facilidades de comunicação nem transporte como atualmente, e mesmo assim Benedito Antonio dos Santos, juntamente com alguns companheiros, teve coragem de fundar um Correspondente numa pequena cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, distante da capital, e portanto da então Casa-Chefe, porém perto de espíritos de elevada categoria evolutiva. Mantiveram o Correspondente funcionando até que, com o falecimento de Benedito dos Santos, assumiu a direção da Casa Trajano de Moraes seu genro, José Pereira Dias, hoje Presidente Astral da Filial.

Passaram muitos anos e, já com idade avançada, José Pereira Dias passou a direção da Casa a seu filho, Elzir Pereira Dias, que a elevou à categoria de Filial, tendo naturalmente contado com o apoio da maioria da família Galante/Dias para comemorar nesta data festiva seus 79 anos de fundação.

Então, em nome das Filiais do Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro, encerramos essa magnífica reunião e convidamos todos para a confraternização em seguida e, mais importante, estarem aqui na próxima reunião.”