Normalização psíquica

Uma das atividades espiritualistas realizadas pelo Racionalismo Cristão, desde sua fundação, é a normalização psíquica dos seres humanos. Os mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz tiveram a preocupação de criar os chamados hospitais espíritas, tanto em Santos, como no Rio de Janeiro, e provaram para a sociedade que o método criado por Luiz de Mattos funcionava perfeitamente bem. Esse método foi sendo aperfeiçoado no passar desses 107 anos e continua eficiente quando posto em prática com seriedade e determinação.

O comportamento do ser humano reflete hábitos enraizados em seu corpo fluídico e se expressa de maneira a retratar, junto com a vivência do dia a dia a personalidade de cada pessoa. O indivíduo que se distancia dos valores morais que fornecem resistência para a superação dos desafios não raras vezes desequilibra-se, descambando para as inclinações maléficas, como mecanismos de fuga da realidade. Intercâmbios psíquicos sob a forma de vícios, a exemplo das drogas, do álcool, do fumo, da maledicência, do jogo e do sexo desregrado, produzem quadros obsessivos de difícil dissolução.

O desequilíbrio psíquico causa diversos males, entre os quais se destacam as alterações comportamentais, que refletem desorganização do corpo fluídico de um indivíduo, pois a pessoa psiquicamente desequilibrada, em geral, mantém sintonia de pensamentos e sentimentos afins com espíritos desencarnados que se encontram quedados na atmosfera fluídica da Terra. Sua participação em reunião pública de uma casa racionalista cristã faz cessar, pela ação fluídica de espíritos do Astral Superior ali presentes, a má assistência de espíritos obsessores que a assediavam. Nesse ambiente, são desagregadas as correntes mentais maléficas criadas por pensamentos afins entre espíritos obsessores e seus assistidos, tornando mais propício o processo de normalização psíquica e aprendizagem espiritual. Em consequência, o assistente psiquicamente perturbado se acalma e, apesar do profundo abatimento devido à perda de energia anímica que lhe foi sugada pelos obsessores, se normaliza à medida que organiza seus pensamentos ao se manter afastado das más influências do astral inferior. No entanto, a organização psíquica ainda não foi completamente restaurada e a manutenção de bons pensamentos e ações edificantes é necessária, para que não haja nova atração de espíritos do astral inferior por iniciativa dela própria.

O processo de normalização psíquica é gradativo e depende fundamentalmente da adoção de práticas disciplinares na vida do assistido, procedimento que requer força de vontade. Portanto, responsável ou educador, familiares e amigos do assistido devem conscientizar-se sobre a importância de auxiliá-lo no cumprimento da disciplina preconizada no livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª. edição, contribuindo para a manutenção de ambiente fluidicamente benéfico ao evitarem discussões e maus comportamentos, incentivando-o a cumprir seus deveres e, sobretudo, proporcionando-lhe conversas úteis e leituras dos livros esclarecedores editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.
A exigência de esclarecimento espiritual e autoconhecimento, dentro de uma visão panorâmica, torna-se improrrogável, a fim de proporcionar a recuperação psíquica, o que ocorrerá, com grande possibilidade de êxito, por meio da frequência assídua de pessoa portadora de desequilíbrio psíquico às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs, acompanhada do responsável ou de um cuidador. Enquanto não se conscientizar das próprias potencialidades, o indivíduo psiquicamente desequilibrado perde-se em conflitos de natureza destrutiva geradores de estados perturbativos, que o dominam e retardam seu crescimento evolutivo, mesmo que momentaneamente.

Caso o indivíduo perturbado insista em utilizar o livre-arbítrio para o mal, sua recuperação psíquica dificilmente será efetivada. A insistência na ociosidade mental e física, a maledicência contumaz, a irritabilidade e a prática de vícios facultam não apenas a multiplicação de fatores geradores de desequilíbrio psíquico como introjetam na estrutura fluídica matrizes perturbativas tão arraigadas que impossibilitam sua normalização no decurso da existência.

Qualquer ação humana para ter êxito exige que o indivíduo ponha em prática a força de vontade, que está latente em si. Reeducando os pensamentos, selecionando seus relacionamentos e ambientes que frequenta, a pessoa psiquicamente perturbada processa sua normalização sob o influxo salutar da disciplina racionalista cristã, voltando-se para a prática do bem e a conquista de novos valores morais ao emitir fortalecedoras vibrações de pensamentos e atrair outras de igual teor, que lhe trarão discernimento, saúde e paz espiritual.

Pais espiritualmente não esclarecidos e incautos podem atrair espíritos obsessores, criando má assistência astral no ambiente familiar, que afeta os filhos, levando-os ao desequilíbrio psíquico. Para sua normalização, é necessário esclarecer e educar os pais com os ensinamentos racionalistas cristãos, a fim de que se corrijam de hábitos ruins e tendências impróprias; ou afastar as crianças do ambiente em que vivem para local espiritualmente ameno, pois com sua inocência e alegria rapidamente se recuperam.

Portanto, estamos seguros da possibilidade de normalização psíquica dos seres humanos que, de livre e espontânea vontade ou conduzidos por seus familiares, procuram as casas racionalistas cristãs, independentemente do grau de sua sensibilidade mediúnica, desde que, como dissemos, coloquem o atributo da força de vontade em ação e reeduquem seus pensamentos que deverão estar sempre voltados para o bem e para o domínio próprio.