O Dia da Espiritualidade na Sede Mundial

Todas as casas racionalistas cristãs comemoraram o Dia da Espiritualidade, acompanhando a programação estabelecida pela direção dessa Filosofia. Na reunião realizada na Sede Mundial, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, destacou que “26 de janeiro é um dia de particular significação para os racionalistas cristãos em âmbito mundial, pois comemoramos o Dia da Espiritualidade, como é denominada a data da fundação do Racionalismo Cristão por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, no Brasil, país escolhido pelos dois valorosos lusitanos há 113 anos para um ato por todos considerado de real magnitude.”

“É também um dia de particular significado não somente para as pessoas que organizam o viver cotidiano de acordo com os ensinamentos contidos no livro Racionalismo cristão, escrito por Luiz de Mattos e que foi lançado em 1914, mas para todos que, dispostos a ampliar o horizonte espiritual de suas existências, valorizam os aspectos transcendentes da vida”, acrescentou o presidente.

O Racionalismo Cristão, ao longo de sua já secular história, tem demonstrado seu valor e sua capacidade de levar aos seres humanos conceitos e princípios espiritualistas libertadores da alma, mesmo diante das incessantes transformações e dos desafios de toda ordem do mundo contemporâneo, fortemente influenciado por intenso materialismo.

Não podemos deixar de enaltecer o apoio que os integrantes da militância espiritualista das casas racionalistas cristãs prestam às Forças Superiores no fortalecimento, esclarecimento e espiritualização da humanidade.

Percebemos que os militantes desenvolvem uma consciência cada vez mais clara de sua grande responsabilidade, o que deixa esta presidência muito feliz e tranquila quando constatamos essa realidade ao cumprirem os compromissos assumidos com os dirigentes-gerais das casas racionalistas cristãs, ao engrandecerem o Racionalismo Cristão com sua assiduidade e dedicação às reuniões espiritualistas, ao receberem os nossos queridos assistentes de reuniões públicas com respeito e atenção, reconhecendo, com tal comportamento, que a espiritualidade é o elemento constitutivo da essência humana.

À luz de um propósito transcendente e libertador, o Racionalismo Cristão tem sido, ao longo desses 113 anos, uma fonte de transformação social e humanística, pois tem contribuído de forma relevante para a espiritualização de todos os que a ele recorrem, seja em pessoa, seja em pensamento, formando uma rede da mais positiva influência em nível global.

Temos consciência da excepcional importância desta data e da grandiosidade deste momento. Os aqui presentes, com certeza, sentem-se privilegiados por celebrar uma verdadeira festa espiritual no interior deste prédio, em que a elegante arquitetura facilita a elevação dos pensamentos e a fluidez do ambiente oferece rara serenidade.

Comemorar o Dia da Espiritualidade é motivo de muita alegria, porque possibilita à comunidade racionalista cristã reconhecer as mais benéficas influências espiritualistas, as mais belas inspirações proporcionadas pelos ensinamentos racionalistas cristãos.

Se fôssemos capazes de ouvir para além do que nos permitem os sentidos físicos, decerto ficaríamos encantados com a bela melodia de benquerer e entusiasmo que, ressoando nesta sede mundial do Racionalismo Cristão, repercute em todos os ambientes a ela ligados, o que ocorre pela força dos pensamentos irradiados e pelos laços de afetividade às demais casas racionalistas cristãs.