O fenômeno do sonambulismo

Este é um artigo informativo de utilidade pública para o problema do sonambulismo e não tem qualquer propósito de invadir a área dos conhecimentos médicos especializados. O sonambulismo é um distúrbio de comportamento que ocorre quando há alteração das funções cerebrais; a pessoa consegue desempenhar certas atividades motoras durante o sono próprias do estado de vigília, tais como caminhar, comer e falar. O que caracteriza o sonambulismo é a realização dessas atividades motoras, enquanto continua dormindo. O sonâmbulo perambula de olhos abertos e inexpressivos durante parte de seu sono e sua consciência não registra essas atividades, não se lembrando delas quando acorda. Para ele é como se nada tivesse acontecido de anormal durante o sono.

As etapas ou fases do sono. O que são distúrbios do sono? Para responder essa pergunta precisamos conhecer o que é um sono normal e seus ciclos. As fases preenchem cada ciclo. Uma noite bem dormida pode ter mais de um ciclo. Cada uma dessas fases é responsável por um distúrbio diferente, que são insônia, sonolência excessiva, sonambulismo e apneia do sono. Neste artigo estamos interessados no sonambulismo. Eis como funciona normalmente cada fase ou etapa:

Etapa 1: Ocupa 10% da noite. Aqui ocorre a transição entre a vigília e o sono. A glândula pineal, no escuro, libera no organismo o hormônio melatonina, que induz à sonolência.

Etapa 2: Ocupa 45% da noite. Nesta etapa, os ritmos cardíaco e respiratório diminuem, os músculos relaxam e a temperatura corporal se reduz. É o ciclo do sonho leve.

Etapa 3: Ocupa 25% da noite. O corpo funciona mais lentamente e o metabolismo cai. O coração passa a bater em ritmo mais lento e a respiração também fica mais leve.

Etapa REM: Ocupa 20% da noite. Este é o ciclo do sono profundo. O significado de REM, em inglês, é Rapid Eyes Movement (movimento rápido dos olhos). Durante esta etapa ocorrem os sonhos, acompanhados de descargas de adrenalina, o que produz picos de batimentos cardíacos e de pressão arterial.

Nas três primeiras etapas do sono, o corpo economiza energias, promove a restauração de tecidos e aumento da massa muscular, liberando o hormônio do crescimento. Na etapa REM, há a consolidação da memória e do aprendizado. Quando a pessoa está dormindo e é acordada, volta imediatamente à fase 1 do sono, comprometendo esse processo.

Sintomas do sonambulismo. Cabe à classe médica especializada o estudo do sonambulismo e o tratamento das pessoas portadoras desse distúrbio do sono. No quadro, alguns sintomas.

Propensão ao sonambulismo. O fenômeno do sonambulismo é mais comum em crianças, parecendo derivar de um componente genético familiar ainda não identificado pela ciência, ocorrendo tanto em crianças como em adultos. Cerca de 40% das pessoas com sonambulismo possuem pelo menos dois outros parentes com esse distúrbio. É na idade escolar que esse distúrbio mais se manifesta, sendo mais comum ocorrer na segunda infância, entre as idades de cinco e 12 anos. As pessoas nessa faixa etária experimentaram o sonambulismo pelo menos uma vez na vida.

Uma boa notícia é que o sonambulismo tende a desaparecer após a adolescência e somente meio a quatro por cento reapresentam esse distúrbio, sendo essa recorrência normalmente atribuída ao alto nível de estresse que acomete tais pessoas.

Causas do sonambulismo. As causas do sonambulismo ainda não são bem conhecidas. Os especialistas em distúrbios do sono acreditam que as causas estão associadas com o amadurecimento cerebral. Nos adultos, as causas mais apontadas são desencadeadas por hábitos e situações ou doenças específicas, tais como: estresse, enxaqueca, privação do sono, apneia do sono, trauma craniano, pesadelos, alcoolismo, asma, depressão e frequência urinária noturna (bexiga cheia). É de se notar que o sonambulismo geralmente aparece nas duas primeiras horas de sono após o adormecer.

Diagnósticos e exames. A denominação técnica para o diagnóstico de distúrbios do sono tem o nome polissonografia. O pedido para realização desses exames é normalmente solicitado por médicos que atuam na área do sono, tais como otorrinolaringologista, pneumologista, psiquiatra ou neurologista, porém não há exclusividade nessa relação. Tais exames são realizados em centros médicos de diagnósticos que ofereçam esses exames.

O diagnóstico leva em conta o relato dos pacientes e das pessoas que com eles convivem. A cidade de São Paulo dispõe do Instituto do Sono, que oferece a polissonografia tanto no centro médico como na casa do paciente, usando técnicas e equipamentos de última geração.

Conclusão. Acreditamos que esse artigo possa ser útil aos leitores racionalistas cristãos em cujas famílias esse problema esteja presente. Espiritualmente falando, acreditamos que tais ocorrências sejam decorrentes principalmente de causas mórbidas da falta de discernimento do verdadeiro sentido da vida, que não vê solução para seus problemas de natureza material.

Eis alguns sintomas bem característicos

  • Sentar-se na cama de olhos abertos
  • Expressão vaga nos olhos, sem movimentá-los
  • Levantar-se e caminhar pelo quarto
  • Abrir portas e locomover-se a outras partes da casa nesse estado
  • Refazer atividades realizadas durante o dia
  • Não responder quando alguém tenta conversar
  • Falar coisas sem sentido sozinho
  • Pegar objetos e derrubá-los
  • De nada se lembrar depois de acordar
  • Desorientação ao acordar