O que mais importa é a evolução espiritual

As pessoas vivem da maneira que acham mais adequada para elas. A maioria está voltada para as conquistas de natureza material que satisfaçam seus passageiros anseios neste plano físico e, por essa razão, são de pouco valor, porque ficam na Terra. Esquecem-se de ir ao encontro das conquistas espirituais que planejaram em campo astral, sempre bem mais valiosas, porque vão sendo acumuladas nas múltiplas existências por que todas passam na qualidade de espíritos em evolução na Terra de posse de um corpo humano.

O Racionalismo Cristão, mediante seus conceitos e princípios, ensina aos estudiosos da espiritualidade como devem viver, pois quem só quer satisfazer seus desejos materialistas, desprezando o crescimento espiritual, perde tempo no processo evolutivo. O ser humano está na Terra para aprimorar seus naturais atributos espirituais e fazer bom uso do livre-arbítrio no dia a dia, valendo-se do raciocínio e da lógica para analisar sua conduta e corrigir prováveis erros na personalidade.

Apesar do respeito ao uso do livre-arbítrio, da liberdade de escolha que o Racionalismo Cristão tanto enaltece nos seus ensinamentos, as pessoas espiritualmente esclarecidas pela filosofia racionalista cristã por vontade própria têm vida mais tranquila, embora saibam que não estão livres das dificuldades do cotidiano nem de suas lutas pela sobrevivência, pois o que é por nossa filosofia espiritualista aconselhado é sempre útil, dá coragem, faz com que tenham maior compreensão sobre as práticas de real valor, como são a fraternidade, a solidariedade, a tolerância e a renúncia.

O que falta a muita gente é comedimento e desprendimento. Boa parte dos seres humanos é vaidosa, gosta de sensacionalismos, só dá valor às coisas que chamam a atenção dos semelhantes, só empresta o seu apoio às iniciativas que possam revelar o próprio envolvimento, ao passo que as pessoas que põem em prática a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão são prudentes, moderadas, valorosas e justas.

Portanto, o Racionalismo Cristão mostra a realidade da vida a todos, para que não construam castelos de fantasias em suas mentes usando as argamassas da vaidade, da arrogância, da prepotência e dos preconceitos. Só a argila do amor ao próximo é capaz de modelar os bons hábitos e costumes no meio familiar, no ambiente de trabalho, no convívio social.

É o que o Racionalismo Cristão ensina às pessoas que leem os livros editados por sua Sede Mundial e frequentam as reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs. O esclarecimento proporcionado às pessoas interessadas na filosofia de vida do Racionalismo Cristão faz com que elas percorram o caminho certo e seguro da evolução espiritual ao pensarem com equilíbrio e sensatez quando tomam suas decisões, ao serem leais e sinceras nos seus relacionamentos.