O que significa resolver problemas na hora certa?

Questão discutida pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

Em várias orientações do Astral Superior, somos orientados a resolver os problemas na hora certa. Qual o significado desse ensinamento?

Como o conceito central do teste é “hora certa”, precisamos entender o que isso significa. Há vários tipos de “hora certa”. Pode significar num preciso momento, imediatamente, não deixar a solução do problema para depois. Exemplo: em um acidente pode ocorrer uma situação que requeira socorro imediato. Qualquer demora pode custar a vida do acidentado.

“Sem precipitação” é outro sentido para “hora certa”. Quantas vezes um problema não é adequadamente equacionado e resolvido por falta de calma, reflexão ou serenidade? Serenidade e confiança são fatores importantes para captar boas intuições que indicarão o caminho para a solução inteligente do problema.

É, também, importante considerar o aspecto “antes do tempo”. Não estamos nos referindo ao caso de precipitações discutido no parágrafo anterior. É uma situação diferente. Vamos ilustrá-la com dois exemplos.

Imaginemos alguém que acha que tem alguma enfermidade. Diante da suspeita, marca uma consulta com o médico. A hora de resolver o problema é no momento do resultado da consulta, não antes. Em outras palavras, antes do exame médico não se deve estar “ruminando” o assunto, ou seja, remoendo-o pensando constantemente na suposta enfermidade. Ela pode não existir ou ser um problema físico passageiro sem importância maior.

Outro exemplo: alguém ficou de realizar algo de nosso interesse (como saldar uma dívida que tem conosco, prestar-nos um serviço). Ficar preocupado imaginando que a pessoa não vai cumprir com o compromisso e procurar uma solução é tentar “resolver o problema antes da hora”. Ficar “matutando” sobre a possibilidade de a pessoa falhar é perda de tempo, é debilitar a vida anímica. Afinal, a pessoa pode não falhar em seu compromisso. O que adiantou ficar pensando no problema “antes do tempo”? Não é raro dormir mal porque se ficou “resolvendo um problema antes do tempo”. Daí o prejuízo para a vida anímica, debilitando corpo e espírito.