O que vem a ser a depressão?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum (WEB) de estudos e debates da filosofia  espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

A depressão é uma das formas de desequilíbrio psíquico. É um estado de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva provocado e induzido por diversos fatores físicos, psicológicos, sociais e espirituais que afetam consideravelmente a vida pessoal, profissional e social, além de provocar comorbidades em diversos órgãos do corpo. A depressão pode surgir em qualquer pessoa e em qualquer fase da vida.

A depressão é um mal psíquico. Portanto deve ser tratada psiquicamente. É uma enfermidade grave porque abre as portas para o astral inferior subjugar e dominar uma pessoa causando o enfraquecimento e o declínio das suas faculdades psíquicas. A ação do astral inferior se faz por meio das formas (modalidades) de expressões mediúnicas, principalmente da intuitiva, da qual somos todos portadores. Há uma correspondência entre o desequilíbrio da quantidade do neurotransmissor serotonina no cérebro e a depressão. Mas julgá-lo responsável pelo estado psíquico é confundir efeito com causa. É a depressão (estado psíquico) que acarreta disfunções no metabolismo cerebral (estado físico) alterando os níveis de neurotransmissores, produzindo o desequilíbrio que, por sua vez, facilita o avanço da enfermidade.

Nota: Convidamos todos os participantes a enviar sugestões de temas para estudo e debate. Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org.