O sentimento de frustração

Primeiramente vamos introduzir alguns sinônimos de frustração para entendermos sua abrangência e os prejuízos psíquicos e morais que ela produz nos seres humanos atingidos por esse tipo de sentimento. Eis alguns desses sinônimos: decepção, desapontamento, desencanto, desgosto, desilusão, insatisfação, insucesso. Quanto a alguns antônimos de frustação, temos: contentamento, prazer, regozijo, entusiasmo. Sobre o adjetivo frustrado, entende-se que é aquele que não alcançou seu ideal, a sua ambição, o seu desejo. É o indivíduo que não conseguiu concretizar seu objetivo.

Agora, podemos conceituar a frustração como sendo uma condição associada a uma sensação de impotência, de desalento e de desânimo, que ocorre quando algo que era esperado falha ou não acontece, mesmo a despeito de termos empenhado arduamente todas as nossas forças no sentido de realizar o objetivo pensado e planejado.

Se fizermos as coisas bem feitas, há grande chance de tudo dar certo e o desânimo e a decepção não nos atormentarão, principalmente quando não desperdiçarmos nosso valioso tempo com futilidades. Assim sendo, todo esforço será recompensado, vai valer a pena. Caso contrário, se nosso empenho e competência na realização de algum trabalho árduo não derem o resultado que esperávamos, ficaremos frustrados.

Portanto, o sentimento de frustração nos guerreia o tempo todo, mostrando que nem tudo depende exclusivamente de nós e, por isso mesmo, os nossos projetos podem não acontecer dentro de nossas expectativas.

Frustração na educação dos filhos. Desde os primeiros meses de desenvolvimento das crianças já podemos detectar nelas as reações que traduzem frustrações ou resiliência aos ensinamentos recebidos por parte dos pais, principalmente das mães. Comportamentos como chorar, bater, morder e embirrar são muito comuns nesta fase. É preciso muita paciência para fazê-las interpretar e entender o sentido das coisas com que vão ter que lidar na vida. A forma e o jeito de transmitir ensinamentos às crianças é uma arte que deve variar com a idade.

É preciso tirar bom proveito dos erros que decorrem da frustração, principalmente para encontrar alternativas viáveis para corrigir comportamentos inadequados, encontrando novas formas de lidar com as situações. Lembrem-se os pais que dar proteção excessiva às crianças nas situações frustrantes acarreta maior dificuldade em desenvolver a sua capacidade de autonomia e iniciativa quando tiver que lidar com suas próprias dificuldades.

Alguns tipos de frustração. Ninguém escapa de experienciar frustrações em um ou vários momentos de sua vida. Ela nos persegue desde a infância até a idade adulta como um fator determinante para nosso desenvolvimento espiritual. A base da frustração é a expectativa que criamos mentalmente para nossas ações darem certo. Se esperarmos que algo aconteça e não acontece, nos frustramos. Podemos examinar vários tipos de frustração, como segue:

  • Não satisfação de uma necessidade. Este tipo é a base quando se trata do comportamento humano. É uma questão de autorrealização. Os bons estímulos motivacionais ajudam a compensar ou evitar este tipo de frustração.
  • Não recompensa pelos objetivos alcançados. Todos nós esperamos receber recompensa, elogio ou louvor pelos objetivos alcançados, como por exemplo, uma promoção em reconhecimento ao nosso esforço extra.
  • Não concretização de um objetivo. Todos nós temos objetivos a alcançar, mas obstáculos e reveses podem impedir de alcançá-los e isso gera frustrações.
  • Rompimento de uma relação amorosa, muito comum na vida dos jovens. Outros sentimentos destrutivos podem ser deflagrados, como por exemplo, raiva, medo, vingança e até outros mais trágicos.
  • Conflito de interesses que nos leva a escolher, nem sempre, a opção que pretendíamos, abdicando de certos benefícios que esperávamos receber.

Como lidar com a frustração. Alguns fatores fora de nosso controle afetam o resultado de nosso planejamento e isso não são acontecimentos raros. Nossas respostas aos desafios e reveses podem criar situações frustrantes. Eis algumas estratégias para criar resiliência às frustrações:

  • Encare os fatos com realismo, como eles de fato são, pois há situações que fogem ao nosso controle. Perceba e evite isso de antemão, criando um plano B.
  • Trabalhe com objetivos claros, consistentes, realistas e sustentáveis a curto, médio e longo prazos, atribuindo-lhes prioridades realizáveis.
  • Reforce sua autoconfiança. É muito importante realizar atividades que lhe traga satisfação, pois frustração gera tensão e ansiedade.
  • Procure saber qual a origem de suas eventuais frustrações fazendo perguntas apropriadas e respondendo sinceramente ao que o levou às frustrações passadas.

Conclusão e recomendações. Os altos e baixos fazem parte da vida do ser humano e é isso que nos permite aprender e evoluir material e espiritualmente. Esse é o padrão que todos nós encontramos em nossa vida. O importante é ter consciência desse panorama existencial.

Precisamos prestar atenção no cansaço derivado do excesso de trabalho que sempre nos prejudica, causando problemas a nível físico e psicológico. Essa sensação nos desespera e solapa toda a nossa força de vontade, afetando o nosso sono e produzindo  ansiedade. Verifique se está ocorrendo perda da sua eficiência normal. Procure levantar o que está acontecendo e entender o que desencadeou eventuais distúrbios para sanar a situação. Racionalize suas ações. Se precisar, procure um psicólogo.