Paciência frente aos reveses

Os espíritos encarnam em corpo humano para evoluir de forma lenta, mas progressiva, ao longo de múltiplas existências, tudo enfrentando no planeta-escola Terra com muita luta e perseverança.

Impulsividade e imediatismo não combinam com espiritualidade. Por outro lado, paciência e tranquilidade são qualidades muito úteis quando associadas à força de vontade, possibilitando aos espiritualistas enfrentar os reveses que surjam.

Injustiças não existem no campo astral. As arbitrariedades são decorrentes de enganos e desatinos próprios do plano físico, que levam seus autores a contrair os chamados débitos espirituais no decorrer da evolução. Muitos dos reveses por que passam os seres humanos são consequências da lei evolutiva de causa e efeito. Sendo assim, nada adianta a pessoa se desesperar, cometer alguma loucura ou se deprimir diante das adversidades, mas olhar para dentro de si mesma, verificar as causas dos problemas e refletir sobre como os enfrentar com valor e coragem.

De igual forma, nada adianta a pessoa tentar fugir do planejamento feito no mundo de estágio antes de o espírito encarnar. Pelo contrário, ela deve cumprir as decisões que tomou nesse campo astral e superar as dificuldades que surjam no plano físico, sabedora das limitações e das possibilidades de seus atributos e de suas faculdades, e que são inerentes ao próprio grau de evolução espiritual, assim como prestar auxílio aos semelhantes praticando o bem, pois os seres humanos, de maneira geral, evoluem em conjunto, estão espiritualmente interligados pelas leis evolutivas. Esses compromissos conjuntos muitas vezes advêm de vidas passadas, dos quais ninguém pode esquivar-se sem que contraia os já mencionados débitos espirituais.

O esclarecimento espiritual é muito importante na vida das pessoas, pois as auxilia no enfrentamento de suas lutas diárias. Estudar a espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende, divulga e pratica nas casas racionalistas cristãs possibilita entender o que são as leis evolutivas e o porquê de a elas estarem sujeitos os seres humanos, sem qualquer exceção. O estudo torna possível  também avaliar quanto são fundamentais na evolução humana os pensamentos positivos, os bons sentimentos e a prática do bem de forma desinteressada, porque transmitem serenidade espiritual, demonstram raciocínio lúcido, revelam conclusões acertadas, viabilizam as melhores soluções para os problemas enfrentados.