Parabéns, mulheres

É motivo de grande satisfação celebrarmos nesta semana o Dia Internacional da Mulher. Cada 8 de março é ocasião para manifestarmos nossa admiração e respeito às mulheres em geral e, em especial, às mulheres racionalistas cristãs em âmbito mundial. Com certeza, reverenciar a dignidade feminina constitui caminho certo para a elevação espiritual da espécie humana em sua totalidade.

Tanto no presente quanto no passado, o sublime valor da personalidade feminina sensibiliza a todos nós de modo particular. Meditar sobre a importância da mulher, da sua coragem e sensibilidade, é condição que se impõe a quem aprende a olhar os fatos da vida pelas lentes da espiritualidade, porque as mulheres, ao transmitirem leveza espiritual com sua inteligência, solicitude e forte senso de solidariedade, devem ser sempre admiradas e, com muito mais razão, quando as asperezas do cotidiano tentam encobrir a beleza da vida.

As mulheres – mesmo que muita gente erroneamente ainda as considere como pertencentes ao sexo frágil – conscientizaram-se do valor de sua missão na Terra ao se envolverem, por exemplo, nas mais diversas atividades profissionais, ocupando posições de grande relevo e responsabilidade na sociedade, sem se descuidarem de suas famílias, às quais continuam a dedicar extremos de afeto e carinho, dando o melhor de si aos seus entes queridos, a fim de que se tornem pessoas dignas e corretas.

A influência da mulher é consequência feliz da emoção que sua sensibilidade traz à lembrança. Nós – filhos, cônjuges, amigos e parentes – retribuímos sua benéfica influência quando compreendemos e exaltamos seus gestos e suas atitudes.

Por isso, precisamos estar atentos. Somente a partir do momento em que as mulheres são efetivamente preservadas e apoiadas é que os valores e direitos humanos deixam de estar distantes da realidade e se concretizam nas sociedades bem-organizadas, inspirando suas ações e direcionando seus objetivos. Atenção à mulher exige, pois, que se promova seu bem-estar em todas as dimensões: física, moral e espiritual.

A sensibilidade, um dos principais atributos da mulher, quando bem direcionada e agregada à capacidade intuitiva que distingue sua dilatada percepção, produz um contínuo aprimoramento do caráter.

A sensibilidade feminina sempre teve raízes profundas no desenrolar da história e isso de fato percebemos quando observamos a trajetória da humanidade, em que as mulheres, além do sentimento que congrega e une pessoas de idênticos ideais e de iguais aspirações, revelam personalidade forte e espiritualmente equilibrada.

 Ao dirigirmos nossa atenção para o valor e a importância da mulher no contexto da sociedade moderna, somos estimulados a falar também sobre diálogo, pois há uma conexão entre esses temas: as mulheres são mestras na arte de dialogar e administrar diferenças, porque, ao manterem conversações compreensivas e fraternas, mostram gestos de amor e respeito aos semelhantes.

 A falta de diálogo produz radicalismos, desarmonias e violências, sobretudo a violência contra a mulher, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, que devemos repelir e combater com toda a nossa energia, tendo em vista sua indignidade e irracionalidade.

 Aproveitamos esta feliz oportunidade para igualmente salientar o grande papel das mulheres na vida social, política, econômica e cultural das nações e, por essa razão, o respeito que elas merecem. Sendo vítimas frequentes de preconceitos e discriminações, também dão mostras constantes de impressionante capacidade de superação em relação aos desrespeitos por que passam.

Por fim, lembramos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante o princípio da não discriminação e afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Para nós, esses enunciados possuem um fundamento transcendente, porque capacitam mulheres e homens a construírem um futuro sempre mais harmônico ao dilatarem o horizonte da compreensão recíproca, a fim de que cresçam em espiritualidade de forma sustentável, ainda que pertençam à variada graduação evolutiva.

Portanto, a todas as mulheres do mundo e, em especial, às mulheres racionalistas cristãs, o nosso respeito, o nosso agradecimento, a nossa admiração. Parabéns!