O ser humano é um espírito de posse de um corpo físico em contínuas vivências evolutivas no mundo de escolaridade Terra, como assim é classificado o planeta pelo Racionalismo Cristão, e traz no subconsciente forte vontade de crescer em espiritualidade na existência que está em curso.
Para isso, o espírito faz um cuidadoso planejamento em seu campo astral de estágio evolutivo, onde avalia detidamente todas as ações que realizou em suas existências passadas ao levar em consideração o que de bom construiu, o bem que praticou, enfim, o somatório de virtudes já conquistadas, assim como faltas, injustiças e outras atitudes inadequadas que também cometeu e formam o conjunto de malfeitorias ainda pendente de eliminação do corpo fluídico.
Portanto, somente no campo de estágio relativo ao seu grau evolutivo o espírito alcança plena lucidez para analisar de maneira correta e precisa tudo que já fez nas vivências por que passou na Terra, a fim de decidir por uma nova existência em corpo humano nas condições que lhe permitam crescer em evolução, fazendo, para isso, escolhas relacionadas à família e ao país em que seu corpo físico nascerá e ao sexo que terá, entre outras preferências que o possam conduzir ao sucesso no empreendimento planejado.
Todavia, é possível que a pessoa não se lembre do planejamento feito em seu campo de estágio espiritual devido à densa atmosfera fluídica da Terra, desviando-se da trajetória que a levaria ao crescimento evolutivo pretendido, se bem que seus objetivos estejam registrados no corpo fluídico e possam ser acessados mediante autorreflexões constantes caso ela tenha boa assistência astral.
Logo, o ser humano pode retomar o caminho da evolução espiritual planejado em campo astral quando dele se afasta por desvios de conduta no plano físico, valendo-se do atributo da vontade como alavanca para alcançar esse fim e o auxílio dos familiares e amigos espiritualmente esclarecidos. Só o conhecimento acerca das influências fluídicas que o cercam, da importância da força do pensamento elevado e da disciplina no viver possibilitam o reequilíbrio psíquico e a retomada das rédeas da vida com valor e coragem.
É por tais motivos, entre tantos outros, que afirmamos ser fundamental o estudo da espiritualidade, especialmente a defendida pelo Racionalismo Cristão em seus conceitos e princípios, bem como o entendimento do que são as transcendentes leis evolutivas, entre elas a das múltiplas existências, a de atração e a de causa e efeito, e do seu conveniente cumprimento.
Mas para tanto é necessário que não haja perda do precioso tempo que todos possuem, a fim de que ele seja revertido no desenvolvimento dos naturais atributos e possam ser colocados em prática no apropriado uso da faculdade espiritual do livre-arbítrio. O Racionalismo Cristão existe para que os seres humanos se fortaleçam, se esclareçam e se espiritualizem mediante ensinamentos que ajudam a superar as dificuldades da vida cotidiana.