Pessoas que frequentam uma casa racionalista cristã aprendem a viver

Após cumprimentar e agradecer as presenças e uma saudação especial às “queridas crianças e caros jovens”, o dirigente geral da Filial Avenida de Holanda (Cabo Verde), Antonio Vera Cruz, brindou o público com interessante discurso em que destacou o motivo da reunião especial – 113º aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, em 26 de janeiro de 1910, data posteriormente qualificada pela comunidade racionalista cristã como Dia da espiritualidade. 

 Afirmou Antonio Vera Cruz que a filosofia de vida, hoje denominada Racionalismo Cristão, faculta o conhecimento da realidade dos fatos transcendentes que envolvem a existência humana e permite o aprofundamento do conhecimento da espiritualidade em nosso mundo de escolaridade, e destacou ser incontável o número de pessoas que se beneficiam da prática dos ensinamentos do Racionalismo Cristão.

O dirigente relembrou que, para codificar esta filosofia espiritualista, Luiz de Mattos estudou os seres humanos e percebeu que em geral têm pensamentos negativos, fazem mau uso do livre-arbítrio, ignoram a existência das leis evolutivas e desconhecem a sua essência espiritual. Reconheceu a necessidade básica de a humanidade se espiritualizar e criou um método disciplinar próprio que possibilitou pôr em prática a filosofia racionalista cristã. A utilidade prática é imediata para a vida das pessoas que frequentam as casas racionalistas cristãs e para a humanidade no seu todo.

Explicou que as atividades espiritualistas fortalecem, esclarecem e espiritualizam os presentes às reuniões públicas e propiciam crescimento espiritual em razão da intensa troca de experiências, ensinamentos e aprendizagens proporcionados pela convivência humana. Tudo o que se aprende vai-se somar à bagagem evolutiva trazida de outras existências. As reuniões de desdobramento mediúnico limpam a atmosfera fluídica da Terra, tornando-a mais diáfana.

Os seus princípios podem ser considerados como regras de conduta para os seres humanos viverem com a consciência desperta, equilíbrio espiritual e relacionamento saudável e harmonioso.

“As pessoas que frequentam as casas racionalistas cristãs aprendem a viver de forma correta conhecendo-se, dominando-se e procedendo a sua própria transformação”, disse. E acrescentou que é uma nova forma de viver pondo em prática as orientações que escutam nas reuniões públicas e as lições que aprendem nos livros editados pela sede mundial do Racionalismo Cristão. Conseguem dominar a própria vida e controlar as ações vibrando pensamentos racionais, fazendo bom uso do livre-arbítrio, e não interiorizando os acontecimentos que lhes são exteriores. Assim o ser humano vai-se transformando, tornando-se hoje melhor do que era ontem, e amanhã melhor do que é hoje. A principal tarefa do ser humano é conhecer-se, dominar-se e transformar-se.

Dificuldades, canseiras, interpretações equivocadas e tudo o que faz sofrer são oportunidades evolutivas. Tudo o que acontece às pessoas destina-se a despertar a consciência para se tornarem melhores. Ao ultrapassá-las, com dignidade e valores éticos e morais, extrai delas os ensinamentos que o fazem crescer. Não surgem por acaso, são os pensamentos que afloram dos registros do subconsciente que atraem essas situações.

 Não faz sentido maldizer os acontecimentos do passado ou do presente, nem temer o futuro. Tudo é governado por leis justas e sábias que são as leis evolutivas.

Prezados amigos despertem para a espiritualidade sem perda de tempo. Lutem pela vossa evolução espiritual, porque a vida é feita de lutas e de vitórias. A satisfação do dever cumprido é um gatilho para a felicidade. Cresçam em evolução estudando, raciocinando e tendo uma vida com disciplina e trabalho.

O ser humano está neste mundo de escolaridade para conquistar a evolução espiritual. É a única riqueza que se leva da Terra para o campo de estágio espiritual no final da existência.