Pode o espírito, em campo de estágio, planejar encurtar seu tempo de permanência na Terra?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

Não! O cumprimento das quatro fases da existência física é uma regra ou determinação obrigatória, inevitável, imposta pelas leis evolutivas. A violação a essa regra ocorre, se e somente se, circunstâncias típicas do mundo-escola Terra provocarem, prematuramente, o fenômeno caracterizado pelo rompimento do cordão fluídico que liga o corpo fluídico ao corpo físico. Em todas essas fases, o espírito tem deveres a cumprir, estudos e trabalhos a realizar. Elas são distintas, mas indispensáveis e se complementam para o pleno êxito no desenrolar de toda a sua existência física. Por isto, em campo de estágio, o espírito sabedor e alinhado a essa regra ou determinação, com suporte das Forças Superiores, se necessário, com a consciência expandida e em plena lucidez, clarividência e sem vacilar, mensura com precisão os planos e as metas a serem cumpridos, nas quatro fases obrigatórias de sua existência física, jamais com o propósito de encurtar seu tempo de permanência na Terra. 

 Citamos algumas dessas circunstâncias provocadas intencionalmente ou não: mau uso do livre arbítrio; descuido com a saúde física e psíquica; suicídio; enfermidades causadas por diversos fatores (biológicos, psicológicos, pandêmicos, endêmicos e outros); fenômenos da natureza (tsunamis, terremotos, furacões, tornados, e outros); e prejuízos causados à segurança e integridade física e psíquica, pelo uso irracional e irresponsável do livre-arbítrio por parte de terceiros, como aconteceu com Jesus o Cristo, que foi brutalmente assassinado, interrompendo a sua existência física, impedindo-o de continuar contribuindo com o esclarecimento da humanidade, não porque esse evento foi planejado por ele, em campo de estágio, mas por ignorância de seres humanos e possíveis razões políticas, religiosas, levantes contra o poder de Roma, ciúmes e outras.

Se não ocorrer essas circunstâncias mencionadas, durante a existência física, o espírito passa naturalmente e sequencialmente pelas quatro fases que, segundo a obra essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição, página 66, “se relacionam, unicamente, com o desenvolvimento e a duração da existência terrena, servindo para estabelecer a diversidade de experiências e ensinamentos no curso de uma existência física.”

Afirmar que é possível o espírito, em campo de estágio, planejar encurtar seu tempo de permanência na Terra, por achar não ser necessário cumprir todas as quatro fases da existência física, é investigar mergulhado no campo da especulação, porque a filosofia espiritualista racionalista cristã não explicita em suas obras essenciais que essa afirmação é possível e verdadeira. 

Nota: Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org