Por que raciocinar?

Questões discutidas  pelos moderadores  do Fórum (WEB) de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

O raciocínio é um dos atributos do espírito conquistados ao longo da sua escalada evolutiva. No prosseguimento do processo evolutivo, seu uso é mandatório para proteger-nos de quimeras, ilusões e imposições dogmáticas, e encontrarmos soluções aos problemas que a vida nos brinda. Assim, devemos raciocinar para dar continuidade à nossa evolução. Mas não basta raciocinar, devemos fazê-lo com acerto. Este último detalhe será objeto da seguinte questão.

O que fazer para raciocinar com acerto?

Para podermos raciocinar com acerto devemos, basicamente, apoiar-nos em três sólidos pilares: equilíbrio psíquico; estar bem assistido astralmente; e ter conhecimentos.

Com equilíbrio psíquico – estado de bem-estar e normalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva – provocado por diversos fatores físicos, psicológicos, sociais e espirituais, conseguimos raciocinar acertadamente.

Sem uma boa assistência astral, intuições do astral inferior podem interferir no nosso raciocínio e conduzir-nos a conclusões erradas.

Sem conhecimentos, não teremos base ou referencial para sustentar o raciocínio. Conhecimentos são adquiridos por três caminhos principais: experiência adquirida em nosso viver (nesta e em existências físicas anteriores); observação de tudo que acontece em nosso entorno, inclusive, do viver alheio; e estudo.