Pratiquem os princípios racionalistas cristãos e gozem cada minuto da vida

É com grande satisfação que nos manifestamos no dia comemorativo dos 66 anos de inauguração da sede mundial do Racionalismo Cristão, este imponente monumento à liberdade aberto ao público em 20 de outubro de 1956 com a finalidade de fortalecer, esclarecer e espiritualizar o gênero humano.

Nesta Casa, tanto quanto nas demais casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, todos sempre são muito bem-vindos, todos são estimulados a conhecer a realidade dos fatos transcendentes que envolvem a existência humana, a se aprofundar no conhecimento da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão neste mundo de escolaridade denominado Terra, onde interagem bilhões de espíritos de posse de um corpo humano a buscar intensamente o seu progresso evolutivo.

Nessa procura por conhecimentos espiritualistas, as pessoas são incentivadas a estudar as transcendentes leis evolutivas e a si mesmas por meio da autorreflexão a ser feita diariamente, preferencialmente antes da limpeza psíquica recomendada, para que possam acessar os objetivos evolutivos que planejaram em seus campos de estágio espiritual e trazem no subconsciente para este plano físico ao cumprirem a lei evolutiva das múltiplas existências, bem como atingir essas metas traçadas mediante a convivência harmônica e equilibrada proporcionada pelos relacionamentos humanos quando são respeitadas duas outras leis evolutivas, a de atração e a de causa e efeito.

Sempre afirmamos que as pessoas espiritualmente esclarecidas têm vida mais tranquila, não porque estejam livres de reveses e dificuldades ou não precisem de lutar pela sobrevivência, não porque o Racionalismo Cristão lhes diga o que devem fazer, uma vez que nossa filosofia espiritualista enaltece o respeito ao livre-arbítrio. A tranquilidade existe em razão de elas estarem mais bem preparadas para tudo enfrentar e superar na vida, por terem suas consciências iluminadas pelo conhecimento da vida espiritual e pelo aprendizado que o dia a dia proporciona.

À medida que se espiritualizam, as pessoas passam a trocar experiências entre si: as que sabem mais ensinam as que sabem menos o que aprenderam de outras com maior vivência, procurando manter a tolerância, a solidariedade, a fraternidade, o respeito mútuo. Para elas, a diversidade de níveis de adiantamento evolutivo não justifica as intolerâncias e agressividades tão comuns na convivência humana, especialmente por parte daquelas com pouco esclarecimento.

Ao entrarem em contato com a própria essência espiritual que trazem no âmago, as pessoas conseguem enxergar a beleza da vida, que nada mais é do que a Força Criadora a incitar todas as formas de vida nos diversos domínios da natureza. É por terem esse conhecimento existencial que se mostram seguras de si mesmas ao vibrarem a força do pensamento e exercitarem o poder da vontade na prática do bem, com a certeza de que crescem espiritualmente ao terem esse procedimento honrado.

Sendo assim, nesta data festiva, sugerimos que todos estudem e ponham em prática os princípios racionalistas cristãos, e não deixem de aproveitar cada minuto de suas vidas, assimilando os ensinamentos que estão em tudo que vivenciam.