Qual Cristo terá gerado o Cristão que aparece no RC?

Caros amigos, com o lançamento da 46ª edição do livro essencial Racionalismo Cristão e com o crescimento dos ensinamentos do RC mundialmente, poderiam contextualizar algumas situações pontuais para dirimir algumas dúvidas?

  1. Quais são os preceitos do cristianismo, como consta na pág. 15 do livro RC 46 Ed, qual seria essa relação?
  2. O Cristão, do nome Racionalismo Cristão, vem em referência ao Jesus do cristianismo, o messias (ungido) ou ao Jesus de Nazaré, histórico?

Resposta: Prezado, parabéns por interessar-se pelo estudo desta filosofia espiritualista.

Respondendo suas perguntas:

1. Esses preceitos estão resumidos na página 169 do livro referido com o título Síntese dos princípios racionalistas cristãos.

2. O Cristão, do nome Racionalismo Cristão, refere-se ao Jesus que foi um espírito de elevado grau evolutivo e que não precisava vir até nós, mas assim o fez para difundir seus ensinamentos orientando-nos a amar nossos semelhantes como a nós mesmos.

Ensinava o caminho da evolução pela lei de vidas sucessivas, visando ao aperfeiçoamento, que é a forma mais justa de corrigir nossos erros pelo cumprimento das leis de causa e efeito; e não o da salvação.

Certamente antes de chegar ao grau evolutivo que chegou, viveu várias existências físicas seguindo os princípios das leis evolutivas que regem o Universo.

Por ser um espírito de grande simplicidade e de um grau de entendimento superior, não gostaria de ser adorado; pregava a igualdade entre os seres e não o favorecimento de uns em detrimento de outros, pois isto contraria as leis que regem este incomensurável Universo, como a lei de causa e efeito. Tinha consciência disto, pois dizia: “Não as faças, que as pagas”, (as más ações).

Muitos de seus ensinamentos foram deturpados visando à detenção do poder em seu nome. O Racionalismo Cristão procura apenas transmitir todo um código de conduta deixado por ele, para um melhor viver neste planeta. Por isso a filosofia tem em seu nome a palavra Cristão; por seguir seus verdadeiros ensinamentos.

Ensinava também, a lei da atração: “Conforme se pensar, assim será”. Nesta convicção do que queremos, pela força do pensamento somos conduzidos ao sucesso sem precisar de peditórios.

Como vê, esta filosofia espiritualista é simples para aqueles que possuem a coragem de raciocinar, sem medo de castigos ou presos a dogmas e misticismos, ao incentivar somente a utilização do atributo da razão, do raciocínio e sem a preocupação de arrebanhar adeptos, mas sim de esclarecer sobre aquilo que somos e o que estamos fazendo neste planeta que é como uma escola para a qual nos deslocamos de nossos campos de estágio a cada nova existência física. Por ser uma filosofia espiritualista de caráter racional e científico, assim se expressa em seu livro essencial Racionalismo Cristão, 46ª edição, quanto ao vocábulo “Deus”: “Na estrutura de seus conceitos e princípios, o Racionalismo Cristão considera o Universo composto de Força e Matéria. A Força (imaterial) incita, transforma e movimenta todos os corpos (Matéria) e interpenetra todo o Universo. Essa força transcendente, da qual somos uma emanação que contém os mesmos atributos de forma latente, a fim de serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra, é compreendida pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Grande Foco, Força Criadora ou Inteligência Universal.”

“A Inteligência Universal submete-se a uma lógica definida por transcendentes leis evolutivas por ela própria instituídas, sendo, em razão disso, naturais e imutáveis. Naturais, por decorrerem, no processo evolutivo, de uma sequência lógica nos diversos domínios da natureza, e imutáveis por serem absolutas, amplas, livres, portanto, de qualquer dependência ou sujeição.”

Quanto à suposta descendência divina de Jesus, o livro básico desta filosofia espiritualista assim se expressa: “No campo espiritual não há pais nem filhos. O que existe é enorme comunhão de espíritos em uma graduação evolutiva, em que todos, sem exceção, têm origem comum: a Inteligência Universal.”