Quem quer ser feliz?

Você quer ser feliz? “Pergunta boba. Quem não quer?”, você poderia reagir com surpresa. Concordamos, mas talvez você tenha uma ideia equivocada do que seja a felicidade. Continuemos.

Há várias opiniões sobre o que seja a felicidade. Muitas pessoas pensam que ser feliz é ter muito dinheiro para poder adquirir bens materiais, ter prestígio na sociedade em que estão inseridas. Sentem-se realizadas ostentando sua riqueza, muitas vezes obtida por meios não éticos, que preferem esquecer.

Para outras, a felicidade consiste na satisfação dos desejos, que geram um conjunto de sentimentos prazerosos. O filósofo Epicuro, que viveu alguns séculos antes de Cristo (341 a.C.-271 a.C.) é tido como pai dessa ideia. Pensar que Epicuro pregava uma vida de orgias e bacanais, como muitos pensam, é cometer uma injustiça com aquele filósofo. Convidamos o leitor a ler um texto seu (que se tornou um clássico da filosofia grega) intitulado Carta sobre a felicidade, dirigida a seu amigo Meneceu. A postura materialista de Epicuro mostrada nesse texto é curiosa e interessante. Esse livro, de apenas cinco páginas, está disponível gratuitamente em http:/valdiraguilera.net/biblioteca.html.

Para outros filósofos, a felicidade consiste no equilíbrio e harmonia oriundos da prática do bem (Aristóteles) ou em viver com tranquilidade e despreocupação (Pirro de Élis).

Como vemos, há muitas opiniões sobre o que seja a felicidade. Certamente devemos considerar o assunto sob o ponto de vista espiritual, pois a felicidade não é algo material, não se pode negociá-la. Assim, não incorremos em erro quando afirmamos que a felicidade consiste na consciência do dever cumprido. Ou seja, cumprir com nosso dever para estarmos bem irradiados.

“Concordo”, você poderia dizer, “mas, além de cumprir o meu dever, há algo mais que poderia fazer para alcançar a felicidade?”.  Sim, respondemos. Vejamos algumas atitudes que podem ajudar. Analise-as e tire suas conclusões.

Ter pensamentos positivos e procurar amizade com pessoas otimistas. Substituir um pensamento negativo por outro positivo ou neutro. Pensar em coisas ruins é candidatar-se a ser infeliz.

Evitar comparar-se a outros. Cada um tem sua própria vida. Comparar-se a si mesmo, com o que era no passado para projetar seu futuro. Concentrar-se no presente.

Procurar identificar seus pontos fracos e preparar-se para superar possíveis obstáculos que a vida lhe apresentar. A experiência assim obtida certamente concorrerá para seu crescimento espiritual.

Para completar, estudar os princípios divulgados pelo Racionalismo Cristão e aplicá-los no seu viver terreno.

Vamos trabalhar para alcançar nossa felicidade? Melhore os seus pontos fracos para superar barreiras. Todo mundo tem um ponto fraco, então não precisa sentir-se inferior. Se for algo que o incomode, tente aperfeiçoar esse lado aprendendo coisas novas ou mudando a abordagem. Nesse processo, você pode acabar evoluindo.