Quem tem razão?

Quem é mais teimoso: a criança, o jovem, o adulto ou o mais velho? Teimosia, diga-se, não tem idade, mas quando a pessoa é jovem, até pelo destemor de conhecer a vida, tende a ser mais teimosa, mais rebelde, mais cabeça-dura… Só vendo para crer! Pega aquele restinho da adolescência e, antes de entrar na vida adulta, arranja sempre um jeito de teimar. De dizer que está com a razão. Ouve pouco… Dialoga menos ainda. Só faz o que quer. Nem todos são assim, mas…

Uma famosa frase do poeta Ferreira Goulart (1930 – 2016) diz muita coisa: “Eu não quero ter razão, quero é ser feliz”. Pronto. “Às vezes, as pessoas entram em conflito com as outras porque querem ter razão. Para quê? Para fazer o que com isso? Nada”, sentenciou, certa vez, em uma entrevista.

É uma frase que encerra grande sabedoria. Pode ajudar os mais jovens a saírem do quadrado da teimosia, da rebeldia, do querer ser cabeça-dura… É possível achar na poesia, ainda, outro belo exemplo. Ouvi pela primeira vez a cantora Maria Bethânia recitando e fui atrás. O lugar onde temos razão, de Yehuda Amichai.

“Do lugar onde temos razão jamais crescerão flores na primavera”. Essa é a primeira frase da poesia. Falamos em florescer quando acontecem coisas boas, quando conseguimos coisas boas. É a bonança. Só que… “O lugar onde temos razão é duro e compacto como um pátio.” Nele, nada floresce. E o que acontece a seguir?

“(…) Dúvidas e amores escavam o mundo como uma toupeira, como um arado. E um sussurro será ouvido nas ruínas onde um dia houve uma casa.”

É isto: a busca por saber mais e por aprender, além do amor pedindo passagem, sempre vai ser maior e só surge onde não há certezas. Se você não sabe, vai atrás de aprender. Mas se tem certeza de que está certo, fica no mesmo lugar. No entanto, devemos lutar pelo progresso, pela evolução material e espiritual. O estudo é muito importante.

Ser teimoso ou querer sempre ter razão nada tem a ver com determinação, com querer uma coisa e insistir para consegui-la. Isso é persistência. Teimosia é outra coisa. É estar irredutível. Querer ter sempre razão é uma teimosia da pior qualidade. E, quando se está irredutível, as coisas não acontecem.

Portanto, vamos abrir nossas cabeças, deixar que floresçam ideias e atitudes novas, voltar atrás quando for preciso, pedir desculpas sempre e buscar ser feliz… em vez de querer sempre ter razão. Quanto mais cedo estivermos atentos a isso, melhor.