Racionalismo Cristão tem mais um ano de vitórias

Ao final de mais um ano de muito trabalho da militância espiritualista em nível mundial, em prol do Racionalismo Cristão, fazemos uma parada a fim de, em primeiro lugar, externarmos nosso sentimento de gratidão aos nossos valorosos e dedicados militantes de todas as casas racionalistas cristãs, que não têm medido esforços para contribuir com o esclarecimento espiritual de nossos semelhantes através dos ensinamentos espiritualistas da nossa filosofia de vida, que todos eles defendem e praticam e, também, aproveitarmos para avaliar os excelentes resultados na divulgação desses tão úteis ensinamentos para os seres humanos em geral.

É bem verdade que, se apenas uma pessoa se tivesse esclarecido e mudado sua viva para melhor, obtido o bem-estar físico e psíquico com a prática de nossa salutar disciplina, todos os membros da grande família racionalista cristã mundo afora já se sentiria gratificada, mas felizmente recebemos diariamente depoimentos de pessoas que voltaram a ter alegria em seu viver e isso, sem dúvida, é motivo de grande satisfação e senso de dever cumprido a todos os membros dessa família que aumenta a cada dia.

Quando, no início da pandemia da covid, lá em 2020, criamos as reuniões públicas do Racionalismo Cristão a distância, nem poderíamos imaginar que atingiríamos um número tão expressivo de pessoas assistindo a essas fortalecedoras e esclarecedoras transmissões que, este ano, somente em nosso canal no YouTube chegamos a ter reuniões com mais de 6 mil conexões, sem dizermos que elas são transmitidas simultaneamente pelo Facebook, X (ex-Twitter) e pela plataforma Zoom. Destaque-se, ainda, que nem sempre as pessoas estão sozinhas numa conexão.

Com o retorno gradativo do público às reuniões públicas presenciais nas casas racionalistas cristãs, pudemos retomar os grandes eventos comemorativos de aniversários das Casas, encontros de crianças, de jovens, palestras, grupos de estudos etc., sempre marcados pela calorosa acolhida de nossos visitantes por parte de nossa militância espiritualista. Assim, iniciamos o ano de 2023 comemorando em todas as casas racionalistas cristãs o Dia da Espiritualidade, com a reunião cívico-espiritualista realizada em 27 de janeiro, mas o ápice foram as comemorações dos 67 anos de inauguração da Sede Mundial, amplamente divulgada na edição de novembro e agora em dezembro de A Razão, oportunidade em que foi lançada a 46ª edição do livro Racionalismo Cristão. Tivemos, nos dias 20 e 21 de outubro a presença de aproximadamente 400 pessoas nessas comemorações e de mais de 4 mil conexões através da internet, das pessoas que assistiram à solenidade comemorativa e ao lançamento do RC46 a distância.

Podemos afirmar que este é o ano dedicado à literatura racionalista cristã, pois em janeiro, durante as comemorações do Dia da Espiritualidade e 113 anos de fundação do Racionalismo Cristão, lançamos o volume 6 da Coleção Clássicos do Racionalismo Cristão, com as derradeiras Orientações transmitidas pelo grande mestre Luiz de Mattos. Em maio, lançamos a 2ª edição do livro A vida transcendente, edição totalmente revisada e ampliada, que reflete os textos de 400 slides apresentados durante mais de quatro anos em nosso Grupo de Estudos e desdobra os ensinamentos do livro Racionalismo Cristão.

Ainda no mês de maio lançamos o livro Espiritualidade e Filosofia, de Caruso Samel, consagrado autor racionalista cristão. Trata-se de uma obra que pode ser considerada um tratado sobre psicologia comportamental e social, apoiada nos ensinamentos contidos em nossa obra essencial Racionalismo Cristão, edição vigente à época em que foram escritos seus excelentes artigos para nosso jornal A Razão, ou seja, de abril de 2016 a setembro de 2019.

Em agosto houve o lançamento do livro Intuição e Racionalidade, também de Caruso Samel, desta feita com os excelentes e instigantes artigos sobre espiritualidade publicados aqui em A Razão, compreendendo o período outubro de 2019 até setembro de 2022.

Em 21 de outubro, como já dissemos, foi a vez da esperada 46ª edição do livro Racionalismo Cristão, que foi ampliado, atualizado em sua terminologia e teve acrescentadas ilustrações contidas na obra A vida fora da matéria, 24ª edição, para consubstanciar seus textos, mas jamais alterar os princípios e preceitos racionalistas cristãos, tão bem concebidos pelo autor dessa obra, o mestre Luiz de Mattos, fundador, juntamente com Luiz Thomaz, do Racionalismo Cristão.

Foi o maior período decorrido entre uma edição, a 45ª, e a atual, para se revisar esse essencial e básico livro da nossa Filosofia, oito anos. Essencial porque revela, em termos acessíveis e sempre atuais, a significância dos ensinamentos transcendentes magistralmente desenvolvidos pelo mestre Luiz de Mattos, e básico porque representa o alicerce conceitual sobre o qual o estudioso da espiritualidade constrói, com segurança e convicção, o edifício do conhecimento. Nesse longo período realizamos incontáveis reuniões presenciais e a distância com um grupo de dirigentes-gerais de casas racionalistas cristãs e colhemos subsídios para a revisão de nosso livro essencial, que se fazia necessária.

Queremos externar nossa alegria por constatarmos o grande interesse que tem despertado em nosso público leitor o Portal A Razão – www.arazao.org –, o nosso jornal A Razão digital. Nesse site, são publicados todos os artigos de nossa versão impressa mensal e, às segundas e quintas-feiras, artigos inéditos são disponibilizados aos assinantes do Portal, nas colunas Tema da atualidade e Vida espiritual na prática.

Apesar de todos os esforços e abnegação da militância espiritualista do Racionalismo Cristão em âmbito mundial para levar a mais e mais pessoas os ensinamentos de nossa filosofia de vida, fato que tem trazido conforto espiritual a tantos, sabemos que muito mais ainda terá que ser feito para que tenhamos uma humanidade mais espiritualizada e, consequentemente, mais solidária e fraterna. Portanto, continuemos arregaçando as mangas, como se diz, nesse trabalho de dedicação ao próximo, conscientes que ele é uma extensão de nós mesmos, pois somos todos emanações da mesma Fonte e só assim haveremos de ter um mundo melhor, com a paz verdadeira entre os povos.

Proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, sob a inspiração das vibrações de pensamentos direcionados aos leitores de A Razão, extensiva aos entes queridos, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2024.