RC, escola espiritualista sem imposições e sem cobranças

“Nesta escola espiritualista não há imposições ou cobranças, cada um recebe conforme o seu entendimento. O processo espiritual de cada estudante chega normalmente pelo esforço realizado nessa direção. Todos são livres e as oportunidades de aprendizado são iguais para todos”, (…) ”A filosofia racionalista cristã valoriza a amizade, a empatia, a solidariedade, o otimismo, a compreensão, a tolerância e a união, por serem esses sentimentos que irão mudar para melhor a convivência dos seres humano”.

Os textos explicativos dos trabalhos nas casas racionalistas cristãs e da proposta desta filosofia espiritualista foram extraídos do discurso da dirigente-geral da Filial São Gonçalo (RJ) do Racionalismo Cristão, Lucy Gonçalves da Costa, pronunciado na reunião cívico-espiritualista realizada em 22 de outubro de 2023 em comemoração aos 89 anos da chegada do Racionalismo Cristão à cidade e inauguração da Casa, em 6 de outubro de 1934.

A dirigente-geral enalteceu o esforço daqueles que levaram essa filosofia espiritualista para o município, e lembrou que “hoje temos uma sede confortável, onde todos são recebidos com carinho, respeito e muita vontade de que se esclareçam e caminhem rumo à evolução espiritual”. Lembrou também que todos os seguidores amam o próximo com respeito, valorizando-o com igualdade, sem discriminação de cor, nacionalidade, cultura ou religiosidade.

Disse ainda d. Lucy: ”O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que oferece aos seus estudiosos um viver mais equilibrado e sereno, tendo sempre a oportunidade de atrair esse bem-estar também para os familiares. Se nos perguntam como encontrar tudo isso, respondemos: querendo bem aos nossos semelhantes, ajudando sempre que possível aqueles que necessitam, usando a calma nos momentos difíceis da vida. Com essa conduta terão união na convivência com os familiares, a paz estará presente e encontrarão a felicidade.”

O Racionalismo Cristão será sempre um porto seguro para receber aqueles que estão cansados das ilusões terrenas, não ouvirão promessas de salvação, porém conselhos e orientações que nunca é tarde para estudar a espiritualidade. À sombra dessa árvore só receberão palavras de ânimo, compreensão e muito conforto espiritual.

Os espíritos de grande evolução, que já fazem parte plêiade do Astral Superior, não necessitam de agradecimento, mas podemos sentir gratidão e respeito, por tudo que fizeram, fazem e por muito ainda irão fazer em benefício da humanidade.

 Voltamos nossos pensamentos para os jovens, que necessitam de boas orientações, respeitando o livre-arbítrio em cada momento de seu viver, por ser a fase mais bonita do ser humano. Gostaríamos que chegassem a fase adulta sem traumas, e sim com alegria de viver. Estamos formando um Grupo Jovem. Cheguem até nós.

Nesse momento nos dirigimos aos valorosos militantes desta Casa, que são unidos e tudo fazem e colaboram pela harmonia do grupo. A todos o meu reconhecimento e o meu carinho, pela dedicação à nossa Filial e como um todo à nossa filosofia racionalista cristã.

E aos nossos assistentes e visitantes: recebam a nossa atenção, o nosso respeito e os nossos parabéns de estarem estudando a Filosofia, que não é só nossa, mas de toda a humanidade.

Discursou na solenidade também Valdemiro Rodrigues Ferreira, que comentou o progresso da filosofia racionalista cristã empreendido pelo presidente do RC, Gilberto Silva, que muito trabalha incentivando e colaborando com todas as filiais. Referiu-se também à disciplina mantida na Filial São Gonçalo.