RC, filosofia que ajuda a caminhar

Ao escrever a filosofia racionalista cristã, Luiz de Mattos não buscou benefícios individuais nem sequer ganhos materiais provenientes de terceiros. Longe disso! Seu espírito altamente fraterno e solidário quis somente praticar o bem em favor dos semelhantes ao fundar com Luiz Thomaz o Racionalismo Cristão.

Se, por um lado, Luiz de Mattos observou as imperfeições e fraquezas do gênero humano, por outro, constatou as virtudes e os valores espirituais definidores do caráter bem formado. Isso motivou seu interesse pelo estudo aprofundado de várias áreas do conhecimento, sobretudo o das ciências médicas e humanas.

À vista dessa decorrente compreensão sobre a ampla realidade da vida, o grande humanista deixou o legado de uma filosofia espiritualista que auxilia os seres humanos a caminhar por este mundo. Mediante pensamento vibrado de forma elevada, raciocínio lúcido e disciplina, podem seguir normas de conduta que levam ao viver consciente e harmônico.

As atividades das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial têm por fim esclarecer, fortalecer e espiritualizar os assistentes de reuniões públicas, mediante os ensinamentos que o Racionalismo Cristão defende como filosofia de vida. Faz parte do aprendizado a recomendação de que as pessoas estudem a si mesmas com muita serenidade e honestidade de propósitos, eliminando erros acumulados no subconsciente em existências passadas do espírito de posse de um corpo físico, para que tenham intuições que as levem a praticar o bem.

Afora a boa assistência espiritual, os militantes das casas racionalistas cristãs têm plena convicção dos princípios racionalistas cristãos e noção clara do uso correto do método disciplinar criado por Luiz de Mattos, aptos, portanto, para atender com eficiência e interesse os estudiosos do Racionalismo Cristão e orientar as pessoas na solução dos problemas psíquicos por que passam, a fim de que retomem o caminho evolutivo de que se afastaram e tenham melhor qualidade de vida.