RC homenageia 2 nonagenários

Os militantes da Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão Antonio Francisco dos Santos, Francisca Veríssimo e Antonio José Lopes (homenagem póstuma) foram agraciados com diplomas de Membros Honorários do Racionalismo Cristão, em cerimônia realizada em 7 de dezembro de 2019.

O evento, amplamente divulgado pela Rádio Nacional, teve a presença de 250 asistentes e foi precedido, em 30 de novembro, de almoço de confraternização na localidade de Ribeira de Vinha, numa propriedade gentilmente cedida, para o efeito pelo companheiro e empresário Pedro Rocha e familiares, em homenagem aos nonagenários Francisca Veríssimo e Antonio Francisco dos Santos.

Casas racionalistas cristãs de Cabo  Verde saudaram o evento, com mensagens riquíssimas de conteúdo, felicitando os familiares de Antonio José Lopes e os companheiros Francisca Veríssimo e Antonio Francisco dos Santos, duas figuras humanitárias a serviço da Filosofia de Luiz de Mattos que, com o seu esforço e dinamismo, vêm prestando relevantes serviços à comunidade racionalista cristã de Alto de Santo Antonio.

A cerimônia teve inicio com os discursos do presidente da filial anfitriã, Antero Filipe dos Santos, Feliciano do Rosário e Antonio Simas de Oliveira Vera-Cruz.

Antero Filipe dos Santos agradeceu a presença dos homenageados e seus parentes, e a presença dos familiares de Antonio José Lopes representada por aquela que foi a sua consorte em todos os momentos difíceis e menos difíceis da sua vida, D. Alice Ferreira Lopes.

“O senhor Antonin, como gostava de ser tratado, todos se lembram, além de empresário de sucesso reconhecido nesta praça de Mindelo, sempre soube granjear a simpatia de toda a militância da Filial Ilha de São Vicente e desta magnífica Ilha do Monte Cara, e em vários momentos, lidando com todos, conseguia como num toque de mágica reter em vários espaços das suas propriedades, militantes, companheiros e simpatizantes do Racionalismo Cristão, proporcionando encontros de relacionamentos inolvidáveis, amistosos e de muita simpatia, com a participação dos seus distintos familiares naqueles momentos muito agradáveis”, disse o presidente.

Antero Filipe dos Santos destacou que Antonio José Lopes “muito contribuiu para a afirmação do Racionalismo Cristão na Ilha de São Vicente, durante várias décadas, e nesta Filial também muito contribuiu no aspecto material, na construção de sua sede própria”.

Entendemos que, ao escolhermos os homenageados, prosseguiu, tenhamos em conta os três seguintes requisitos:

  1. Pessoas que de alguma forma contribuem para o crescimento e a divulgação da filosofia racionalista cristã;
  2. Merecem nossa admiração e reconhecimento, todos aqueles que tenham enfrentado e vencido adversidades e barreiras; que tenham sabido lutar contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda ordem e conseguido buscar seu espaço com garra e tenacidade;
  3. Que saibam respeitar os princípios do Racionalismo Cristão, divulgar e principalmente praticá-los no dia-a-dia.

Apesar da idade, a firmeza de espírito e a dedicação aos trabalhos, constituem uma força e uma grande admiração que orgulhosamente só podemos congratular, daí que o programa assumiu todos os aspectos aqui referidos, tendo como pano de fundo: a simplicidade da Doutrina e a sua disciplina interna.

Permitam-nos parafrasear extrato de um texto do célebre escritor e poeta português Fernando Pessoa, que bastas vezes deixou orientações na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, que passamos a citar: “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (Fernando Pessoa)

Que sirvam de exemplos aos jovens

Como é sabido, o diploma de Membro Honorário do Racionalismo Critão é “um título conferido somente às pessoas que, por longos anos, deixaram sublinhada, de maneira indelével, demonstrações de inexcedível amor à Filosofia de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz e de seus continuadores, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues”.

Aos jovens que nos estão escutando neste momento, que revejam nessas figuras o palmilhar das suas vidas e procurem copiar os atos dos homenageados para este viver terreno mais fértil em termos de realizações, confiando sempre na sua capacidade como obreiros do futuro, com muita responsabilidade, ao mesmo tempo correspondendo aos sábios conselhos ministrados, tanto pelos pais no lar, como pelos professores, já que a tarefa da condução deste planeta para uma vida segura e melhor é da sua inteira competência.

Feliciano Domingos do Rosário afirmou: “É com imenso prazer e satisfação que estou aqui com vocês, nesta cerimônia em representação da Filial Ilha de Santo Antão do Racionalismo Cristão – Paul, em homenagem aos companheiros pelo percurso feito ao longo de várias décadas servindo à filosofia espiritualista.

Para mim é justo homenagear os destacados militante pela entrega à Causa do Racionalismo Cristão, porque valorizam um percurso de vida feito de entrega a esses trabalhos, e é uma forma também de exemplo para os mais novos.

Da ilha de Santo Antão, em representação dos nossos companheiros da militância, permita-me, senhor presidente, saudar os homenageados. Gostaria de agradecer ao senhor presidente e demais dirigentes desta Casa pela  amável acolhida, e dizer que me sinto em casa porque sempre que aqui venho sou muito bem recebido.”

Antonio Simas de Oliveira Vera-Cruz felicitou os homenageados e o presidente Antero Filipe dos Santos, aos conselheiros, diretores, militantes e a todos os presentes.

Os queridos amigos que estão a ser homenageados chegaram ao Racionalismo Cristão, como tantos outros, ouviram os princípios desta maravilhosa filosofia de vida, gostaram e adotaram-nos no seu viver quotidiano. São princípios da pura e sã moral que elevam as pessoas perante si próprias e perante os seus semelhantes, e concorrem para a evolução espiritual delas próprias e da humanidade. Ao desfrutarem da felicidade relativa que este plano proporciona àqueles que conhecem esses princípios e os põem em prática, decidiram contribuir para que outros também os conhecessem. Tornaram-se militantes do Racionalismo Cristão.

Isso quer dizer que deixaram de ter problemas para resolver, dificuldades para ultrapassar? Claro que não, como todos sabem. Ninguém na Terra navega apenas em mar calmo e de bonança. Surgem também tormentas, tempestades que fazem parte do viver terreno. Mas com a confiança em si próprios e no saber viver, como a Filosofia ensina, conquistaram as qualidades e os ensinamentos precisos para as resolver e ultrapassar.

Após os discursos, o presidente Antero Filipe dos Santos entregou aos agraciados Antonio dos Santos e Francisca Veríssimo os respectivos diplomas de membros honorários do Racionalismo Cristão e cartas da Casa-Chefe a eles endereçadas.

Os parentes de Antonio José Lopes se fizeram representar pela viúva, militante da Filial Ilha de São Vicente, D. Alice Ferreira Lopes, que recebeu das mãos de Antero Santos o diploma e uma carta honrosa dirigida aos familiares subscrita pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva.

Já no final, foram entregues troféus da seguinte forma: D. Margarida Chantre, médium, fez a entrega do troféu à senhora Francisca Veríssimo; Antonio Simas Vera-Cruz a Antonio Francisco dos Santos; Antero Filipe dos Santos à senhora Alice Ferreira Lopes.