Reclamar demais pode conduzir à depressão

Há pessoas que se queixam o tempo todo da vida que levam. Vivem a lamentar o que lhes acontece, revelando a personalidade triste e deprimida que possuem. Com tal procedimento, formam em torno delas uma nociva assistência astral ao atraírem espíritos que em vida física tiveram esse comportamento inadequado.

É preciso que as pessoas reajam ao quadro de tristeza persistente e perda de interesse pela vida. Encher a alma de coragem e valor, encarar o dia a dia com otimismo e bom humor são formas de enfrentar as lutas contínuas destinadas ao ser humano na Terra em sua caminhada evolutiva.

As lutas a que nos referimos não são combates nem desentendimentos humanos. São as lutas travadas pelas pessoas na busca incessante por maior evolução espiritual e das quais têm que sair vencedoras. Se afirmamos que devem ser contínuas, elas necessitam, então, de determinação quanto ao direcionamento e alcance de seus objetivos, bem como resistência aos atrativos puramente materiais que o mundo oferece.

Sendo a Terra um mundo de escolaridade, a condição dos seres humanos como espíritos em evolução exige aprendizados e aprimoramentos constantes. Os ensinamentos absorvidos são registros positivos da bagagem evolutiva formada em vivências anteriores e na existência em curso, enquanto os registros negativos se referem aos erros cometidos nas duras provas a que são submetidos na vida cotidiana em qualquer existência.

A autorreflexão diária recomendada pelo Racionalismo Cristão antes das irradiações de limpeza psíquica, quando feita de forma correta e honesta, sempre revela os registros positivos, a serem utilizados e aprimorados, bem assim os registros negativos, a serem definitivamente eliminados do subconsciente.

As casas racionalistas cristãs em âmbito mundial são escolas de vida, onde os que frequentam suas reuniões ora são alunos, ora são professores, pois todos têm algo a aprender e a ensinar de parte a parte.

Os assistentes de reuniões públicas aprendem que os sofrimentos fazem parte da vida, pois resultam do mau uso do livre-arbítrio e do desconhecimento da lei evolutiva de causa e efeito, embora nenhum espírito venha a este mundo de escolaridade para sofrer, mas, para evoluir, com equilíbrio e tranquilidade. Logo, reveses, amarguras, depressões e angústias são evitáveis.

Os orientadores de reuniões públicas ensinam que o esclarecimento espiritual requer a compreensão das transcendentes leis evolutivas e o exercício contínuo do pensamento como poder espiritual voltado para o bem, do sentimento como expressão de sensibilidade repleta de valor e da força de vontade como motor das aspirações e realizações.

Quando os pensamentos fraquejam, surgem as más intuições. A falta de compreensão do que é a lei evolutiva de atração e da importância de ter pensamentos elevados faz com que as pessoas atraiam a influência nociva de espíritos desprendidos de matéria física que vagueiam pela atmosfera fluídica da Terra e compartilhem os atraentes anseios que motivaram essa perniciosa assistência astral.

A boa assistência astral possibilita maior lucidez de raciocínio, aumenta a percepção e a sensibilidade, dá coerência nas atitudes, facilita as decisões resultantes da criatividade posta a serviço dos questionamentos existenciais.

Sendo assim, o esclarecimento espiritual é a bússola norteadora para as pessoas com a vida desorientada. E o Racionalismo Cristão oferece a orientação de que precisam para chegar ao porto seguro da tranquilidade espiritual ao sugerir normas de conduta para um viver consciente, equilibrado e harmônico.