Reconheça seus erros e os elimine

Todos os seres humanos são imperfeitos. Logo, devem conscientizar-se dos seus erros e eliminar do subconsciente os das vivências passadas e, da personalidade, os da atual existência, antes que sofram as consequências dessas faltas ou que elas causem dor e prejuízo a quem está ao redor.

Reconhecemos que são palavras um tanto duras as que usamos em nossa clara afirmação, mas elas são necessárias. As pessoas que se mostram muito severas ao apontarem as faltas dos semelhantes sempre acham uma justificativa complacente, tolerante e absolvente dos erros que cometem.

Quem esconde erros, quem não procura corrigir suas faltas atrasa a própria evolução espiritual. Os livros publicados pela sede mundial do Racionalismo Cristão muito ajudam os estudiosos da espiritualidade a compreender que ninguém os livrará das consequências dos erros praticados e, por isso, tomam decisões acertadas na solução dos problemas cotidianos, colocando em prática os princípios racionalistas cristãos que melhor se ajustem a cada caso.

Portanto, as pessoas espiritualmente esclarecidas sabem que terão de responder por suas faltas perante as próprias consciências, seja na existência em curso ou nas vindouras, porque as leis evolutivas assim determinam, notadamente a de causa e efeito nos desvios do bom caminho evolutivo que decidiram percorrer na Terra.

Então, podemos concluir que os erros devem ser reconhecidos para serem eliminados, pois são muito sérias as consequências do mau uso do livre-arbítrio. Caso houvesse maior conscientização sobre a importância de ser bem utilizada essa faculdade espiritual, não ocorreriam tantas falências morais no meio social, não haveria tantas existências mal aproveitadas.

Caminhem com segurança e tranquilidade pela estrada da vida cumprindo corretamente os deveres pessoais e os assumidos no trato diário. Para tanto, é fundamental que todos pensem detidamente antes de praticar um ato impróprio, porque a repetição de erros acaba por se incorporar aos hábitos e costumes que mancham o caráter, ferem a dignidade, levam ao fracasso. O êxito será alcançado de forma fácil se o pensamento estiver direcionado para as realizações corretas e úteis.