Relacionamento conjugal perfeito na visão do RC

Tenho passado por momentos difíceis de convivência com a minha esposa. Tudo indica que estamos a passar por alguma perturbação espiritual, porque ela não para de me perturbar, é uma perturbação constante. Agradeceria uma orientação, por favor.

Resposta: Prezado, viver, todos vivem, porém, conviver em harmonia é bem mais difícil, quando as pessoas não se esforçam para desenvolver os atributos da calma, da paciência, da tolerância, da compreensão, da união e tantos outros que são fundamentais ao esclarecimento espiritual do ser humano.

O livro chamado Racionalismo Cristão possui, em sua 45ª edição, um capítulo destinado à família e à educação de filhos, que merece ser lido atentamente e dele retiradas lições proveitosas para o dia a dia em família. Vamos citar alguns parágrafos, para sua reflexão:

“O lar, a par de ser o núcleo em que devem ser exercitadas as virtudes do afeto, da lealdade, da fidelidade, da tolerância, do desprendimento, da renúncia, do respeito e da comunhão de sentimentos, é também uma escola de aperfeiçoamento moral e um campo de desenvolvimento psíquico. Aos componentes de um lar jamais deverão faltar serenidade e bom humor, cujo cultivo é da maior necessidade. Inconciliável com o pessimismo, o bom humor abre caminho ao triunfo, já que desarma pensamentos derrotistas e receios infundados, afastando o nervosismo. A pessoa bem-humorada reflete alegria no semblante, confiança em si mesma e dispõe do essencial para gozar boa saúde”.

“O temperamento do casal pode diferir do homem para a mulher, como difere o dos filhos. Essa diferença é perfeitamente compreensível desde que se levem em conta os diversos graus espirituais existentes nos membros de uma mesma família. Uma das grandes virtudes humanas consiste em saber respeitar o ponto de vista alheio, e jamais perder o hábito da polidez”.

Esperamos que vocês se entendam, que compreendam a importância de viver em harmonia, unidos pelo ideal maior de cada um auxiliar o outro a cumprir com êxito a atual jornada na Terra.