Saiba aproveitar cada existência no mundo escola

Vida bem vivida! Mas o que significa bem viver? O viver em plano físico não se restringe apenas às atividades funcionais do campo material como muitos pensam. Faz parte de viver bem, manter-se equilibradamente entre a vida material e a verdadeira vida, que é a vida espiritual.

A vinda do espírito a um planeta escola como é a Terra tem como propósito de aperfeiçoamento e fortalecimento de seus atributos, utilizando como recurso as reservas morais conquistadas em existências anteriores e suas faculdades inatas, objetivando o progresso espiritual.

Os espíritos que se encontram temporariamente vivendo uma experiência em corpo físico neste mundo escola são alunos de um curso prático em processo de educação espiritual. Todos vivendo numa interrelação de vivência e convivência, cada qual com sua individualidade e personalidade própria, resultado de experiências adquiridas de outras vindas a este plano físico onde uns aprendem e outros ensinam.

A parcela da Inteligência Universal, assim que se capacita para ascender ao estado humano, conquista o uso da faculdade do livre-arbítrio, com poder de decisão e das próprias escolhas, recorrendo ao auxílio valioso do raciocínio e inteligência relativa ao seu grau de desenvolvimento espiritual. Vai então de existência em existência ampliando, expandindo seus atributos, orientando-se pela voz da consciência esteada na lógica e no raciocínio.

A consciência reflete instintivamente diretrizes de valor e elevação por originar-se da essência sublimada da Inteligência Universal, portanto inata no espírito. Os espíritos agem em conformidade ao seu grau evolutivo. Estagiando num mundo escola como é a Terra, o espírito está sujeito a errar pelo uso incorreto do seu livre-arbítrio, mas nada o impede de, fazendo suas escolhas assertivamente e usando sua força de vontade para ir contra o que sua consciência reprove, recolocar-se no rumo correto, cultivando ações de valor em benefício de sua própria evolução e do bem comum. Evolução e aprimoramento conquistado não se perdem. É preciso que o ser humano, através do esclarecimento espiritual, reconheça seu potencial como parcela do Princípio Inteligente, mas que se mantenha racional e sensatamente em sua linha de projetos prósperos para não querer ir além da sua capacidade viável de progresso, acarretando com esse comportamento distúrbios e perturbações psíquicas.

Os atos instigados e comandados pelos instintos são provas indiscutíveis que não tiveram respaldo dos nobres preceitos da consciência. Percebe-se nesse particular comportamento puramente instintivo e por vezes primitivo que os seres que assim agem perderam seu caráter humano, deixando-se contaminar com pensamentos e sentimentos mesquinhos e de natureza inferior, próprios de quem se mantém ainda por demais materializado. Distancia-se, então, o espírito de seus objetivos traçados em plano astral, atrasando seu progresso evolutivo. Deve o indivíduo manter-se em um ponto equidistante dos excessos e dos radicalismos, tendo como hábito a prática do raciocínio, analisando com lógica e bom senso os acontecimentos que o cercam para conservar-se espiritualmente equilibrado. Através das inúmeras existências num mundo escola, o espírito atento aos seus deveres e objetivos evolutivos procura aprimorar seu caráter mediante a correção de seus erros e imperfeições.

Ser virtuoso é ter virtudes e predicados espirituais já estabelecidos e firmados no corpo fluídico e colhidos ao longo das inúmeras existências, diversas experiências, lutas vencidas, provas e vicissitudes, entre erros e acertos. As virtudes espirituais são o saldo positivo que se soma ao cabedal evolutivo e jamais será perdido.

A pessoa dotada de virtudes e predicados espirituais tem como prática externar seus dotes morais nas relações humanas e no caminhar retilíneo do cumprimento do dever. Esse exercício comum e consciente torna-se uma segunda natureza e, cultivados os atos de caráter, honradez e valor, dá frutos e abre caminho para a conquista de tantas outras virtudes e mais valiosos predicados que irão unir-se aos já adquiridos, não permitindo que estacione em sua trajetória evolutiva, tornando-se um exemplo a ser seguido por todos que desejam um viver mais assertivo, proveitoso e relativamente feliz.