Seja corajosa, persistente e determinada

Frequento uma casa racionalista cristã, faço irradiação, oiço a Rádio A Razão, e isso me ajuda. Sinto-me bem nessa Casa, adoro estudar a Doutrina, que me faz bem. Muita coisa mudou na minha vida, no meu modo de pensar e de agir. Sinto-me um pouco triste porque perdi o meu emprego, agora não sei o que eu faço com essa conjuntura difícil, mercado saturado, praticamente a minha família dependia muito de mim. Agora estou triste, sem trabalho, não sei como  faço para me sustentar até encontrar um novo emprego. Não tenho economias, porque o dinheiro que ganhava não dava para guardar muito.

Tem outra questão: não sei por que as pessoas me odeiam tanto, muita gente não gosta de mim, sempre me apunhalando pelas costas, e eu fico triste porque não faço mal a ninguém. Sempre há alguém que me quer mal.

Resposta: Prezada, quando se deseja algo de correto, de proveitoso, coerente com as nossas possibilidades, deve-se ter persistência, coragem e determinação para alcançar os objetivos planejados. Algumas pessoas trilham caminhos mais fáceis, outras percorrem caminhos mais difíceis, mas todas conseguem o que almejam, quando mantêm a vontade forte e os pensamentos firmes e otimistas.

Elimine da sua mente qualquer pensamento negativo ou pessimista, para não se prejudicar e tornar o seu caminho mais difícil e espinhoso. Entenda que o sucesso ou o fracasso depende das decisões que tomamos no dia a dia, e por isso devemos refletir muito perante nossas escolhas.

Afaste da sua mente esse pensamento de que todos a odeiam, pois isto lhe é muito prejudicial. Tenha bons sentimentos por qualquer pessoa, não desejando mal a ninguém. Você será feliz ou infeliz, de acordo com a maneira que usar o seu livre-arbítrio, independentemente do modo de pensar dos outros.

Mantenha a calma, a paciência, a perseverança e a vontade inabalável de reverter essa situação, procurando analisar, com equilíbrio e tranquilidade, o momento presente e empenhando-se bravamente na busca de novo emprego.

Erga a cabeça, mantenha o entusiasmo e a esperança por dias melhores, confie em si e nas Forças Superiores, cumpra a disciplina recomendada por esta Doutrina, principalmente a prática diária da limpeza psíquica no lar.