Seja educado, custa muito pouco

Atitudes indelicadas, gestos bruscos, palavras amargas não ficam bem em nenhuma pessoa. As boas maneiras se fazem presentes onde a educação correta e o comportamento disciplinado são bem-vindos. Não custa nada ser gentil, dar atenção ao semelhante, estender a mão amiga a quem precisa de auxílio.

O dinheiro compra tudo, costuma-se ouvir. Na realidade, pouco compra, pois são coisas materiais, que têm duração efêmera. As coisas do espírito não estão à venda, são perenes e pairam no ar, como também se escuta muitas vezes. Se os valores espirituais pairam no ar, ou seja, se estão contidos nos campos vibracionais do bem-querer que formam e percorrem a atmosfera fluídica da Terra, é somente questão de os atrair com bons pensamentos e sentimentos, para que as pessoas sintam-se confiantes, como as que seguem os ensinamentos racionalistas cristãos e os põem em prática no dia a dia.

As pessoas espiritualmente esclarecidas distinguem-se não pela vaidade, ostentação ou tolas presunções, mas pelo comportamento digno. Quem conhece as verdades espiritualistas que o Racionalismo Cristão defende e divulga é feliz em qualquer fase da vida, especialmente nas da infância e da juventude quando os filhos têm pais que lhes ensinam valores espirituais que os conduzirão, nas fases da madureza e da velhice, às boas práticas que vão muito além dos direitos e deveres da cidadania, alcançam virtudes, como fraternidade, tolerância, solidariedade e renúncia.

Sabemos que nem sempre as coisas materiais e espirituais são resolvidas a contento, porque a vida traz decepções e fracassos. Mas também sabemos que o otimismo é atitude que considera passíveis de solução os problemas que surgem. E as casas racionalistas cristãs são escolas espiritualistas cujos ensinamentos deixam otimistas as pessoas que frequentam suas reuniões públicas, pois escutam orientações que as ajudam a tomar boas decisões no enfretamento das dificuldades por que passam.

Então, é importante que todos cumpram seus deveres com otimismo, perseverança e senso de responsabilidade, e nada melhor para entender o significado desses e dos demais valores morais mencionados do que os ensinamentos do Racionalismo Cristão, a filosofia de vida que fortalece, esclarece e espiritualiza as pessoas interessadas em fazer seu progresso material como meio de aperfeiçoamento espiritual.