Eu só quero saber por que meu namorado continua bebendo bebida forte e age como um tolo quando ele sabe e foi dito por tanta pessoas que ele precisa desistir de bebida forte porque isso o transforma de um bom homem em um demônio. Ele continua dizendo que vai parar e nunca mais beberá bebida forte, mas depois de algumas semanas ele volta a beber e fica cada vez mais agressivo. Ele é verbalmente abusivo e fica muito bravo comigo. Não gosto desse comportamento, tentei ajudá-lo, mas não acho que ele queira mudar. Estou muito triste com essa situação porque sou uma pessoa muito tranquila, não gosto de brigar. Gosto de tentar fazer as coisas certas na vida para poder viver em paz. Este é o meu terceiro relacionamento sério, pensei que desta vez tinha achado um homem quase perfeito, mas meses depois sua verdadeira personalidade começou a sair. Esse homem é muito inseguro, não confia em mim, me acusa de muitas coisas mesmo quando eu nunca lhe dei motivos para não confiar ele me acusa de coisas que nem me passaram pela cabeça. Estou muito confusa, não sei se devo acabar com esse relacionamento ou continuar tentando ajudá-lo, e espero que ele mude. Eu o amo e acredito que ele me ama também, mas agora sinto que esse relacionamento é muito tóxico. Por favor me dê um conselho porque eu não sei o que fazer.
Resposta: Prezada, ao nos escrever, você mesma já está fazendo uma avaliação da pessoa com quem pretende conviver, e, possivelmente, ser ou não feliz no futuro que está projetando para si, e com isto exercitando o seu direito e dever de escolha, através do atributo espiritual do raciocínio.
Essa projeção abrange a possível vinda de filhos; e após esse evento um processo de separação é extremamente doloroso para toda a família.
A fase de namoro tem justamente esta finalidade: a de avaliação do caráter, da personalidade e das tendências, daquele com quem pretende conviver.
E ninguém poderá fazê-lo por você, detentora que é do seu livre-arbítrio, faculdade de cada espírito de posse de um corpo físico; e que é analisada em um capítulo específico do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, do qual, extraímos as seguintes orientações:
“O livre-arbítrio é faculdade espiritual orientada pelo raciocínio e controlada pela vontade. Quanto maior for o poder de raciocinar, mais fácil se torna o governo do livre-arbítrio.”
“Livre-arbítrio quer dizer liberdade plena de ação, tanto para o bem quanto para o mal.”
(…) A pessoa espiritualmente esclarecida prepara hoje o dia de amanhã. Isso significa que o futuro será o que estiver sendo projetado e trabalhado no presente. Como há muito que fazer, cumpre-lhe estar sempre atenta aos deveres, procurando utilizar o livre-arbítrio em ações que preservem o seu futuro de consequências prejudiciais e lhe facilitem a jornada.”
Sugerimos ler o livro, que muito a ajudará na sua tomada de decisão.