Como encontrar calma para pensar com clareza e praticar atividades como a limpeza psíquica?

Tema importantíssimo e que, atualmente, ocupa posição de destaque na relação de preocupações das pessoas, que buscam conquistar a saúde integral, a relação entre a harmonia interior e o estabelecimento de ideias claras tem chamado a atenção de um número cada vez maior de pessoas, que tentam decifrar os complexos mecanismos da mente.

 Decerto, grande parte dos seres humanos possui o desejo natural de saber, aspirando conhecer a causa dos fenômenos e entendê-los em sua essência. Contudo, surge uma interrogação: de que servirá o conhecimento se não forem contempladas as dimensões mais sutis do ser humano? Assim, entende-se que não há melhor e mais útil estudo que conhecer a si próprio. Da mesma forma, não há melhor projeto de vida que o empenho na tarefa de vencer as inclinações inadequadas e dar expansão às qualidades, que se alinham à retidão moral e à integridade de caráter.

Ter-se por ser humano que se encontra em constante processo de aprendizado, pensar positivamente sem prejulgar seus semelhantes, auxiliá-los sempre que as ocasiões permitam, procurar abster-se de situações conflituosas, respeitar os próprios limites e estabelecer prioridades são posturas que demonstram inteligência, além de indicar que se está trilhando o caminho do verdadeiro conhecimento, que permite que a mente seja serena e se harmonize com os demais elementos, que constituem a pluridimensional estrutura humana, nos ensina o Racionalismo Cristão.

Despertar as consciências no sentido de que uma vida equilibrada e harmônica, tranquila e imperturbável não se reduz a observação de aspectos materiais e exteriores, mas contempla o sentido e a essência dos fenômenos e das coisas: eis o fim a que aspira a presente reflexão.

Sempre que o ser humano busca alcançar algo e despreza a necessidade de ordenação do pensamento e de planejamento das ideias acaba por se desgastar demasiadamente, uma vez que o sucesso, em qualquer área da atuação humana, está relacionado com a regularidade, a correção, a proporcionalidade, a conformidade e o critério dos registros mentais em relação à ação concreta.

 A pessoa age de forma insensata e irrefletida, dissipando sua energia anímica, principalmente quando despreza a disciplina no método, nos parâmetros da boa conduta e na organização, fatores sobre os quais se edifica uma vida feliz e produtiva. Goza de contínua paz de espírito aquele que higieniza sua mente elevando seus pensamentos, que se organiza, estabelecendo prioridades na vida, respeitando seus limites, cumprindo seus compromissos, amando e respeitando ao próximo e a si mesmo.

O Racionalismo Cristão enfatiza, ainda, a importância de disciplinarmos nosso viver e que, para obtermos o equilíbrio interior, a calma, a serenidade e o revigoramento anímico, devemos praticar, todos os dias, de manhã e à noite, a limpeza psíquica que deve ser feita em local isolado, tranquilo, elevando-se os pensamentos às dimensões espirituais e prestando real atenção no sentido das palavras que compõem as irradiações, para obtermos o fortalecimento espiritual de que carecemos.

Todos podem vivenciar a paz e encontrar tranquilidade para pensar com clareza, quando não se ocupam com a vida alheia, quando não pretendem modificar o próximo, quando não dedicam tempo excessivo para as coisas efêmeras, quando não buscam somente a satisfação dos próprios interesses e comodidades. Ora, todas essas ações impedem o bem-estar, que advém da vida interior serena e equilibrada, pacífica e coerente. Como pode ficar em paz por muito tempo aquele que, vivendo desordenadamente, se deixa absorver pelos aspectos exteriores da existência, negligenciando sua vida interior?

Uma experiência exitosa, sadia, afetuosa, produtiva e nobre deve encontrar sua forma normal de expressão nos valores contidos no campo da espiritualidade. Nesse processo de intensificação do conhecimento da realidade transcendente surgem, espontaneamente, várias qualidades que servirão como instrumentos de orientação para o ser humano, ao longo de sua trajetória. É o que ocorre na humildade.

Virtude que permite, simultaneamente, o reconhecimento dos próprios limites e do próprio potencial, facilitando a assimilação das grandes lições que a vida oferece a todo instante, a humildade, ao mesmo tempo em que serve de expressão para os sentimentos mais elevados e as ideias mais profundas, permite o exercício da reflexão e simplifica a vida, clareando os pensamentos, fazendo que o ser humano se abstenha de superficialidades e aspirações vãs e tenha cada vez mais apreço pela qualidade de seus arquivos mentais que, a bem da verdade, ensejarão consequências diretas em seu organismo.

A verdadeira humildade, produto do amadurecimento espiritual, representa uma componente fundamental das relações harmônicas entre corpo e espírito, produzindo efeitos potencialmente benéficos e contribuindo, de forma inequívoca, para a eliminação de conflitos internos e para o crescimento do ser humano em todas as fases de sua vida.

No processo de silenciamento da mente com o objetivo de encontrar calma para pensar com clareza e praticar atividades reflexivas e revigorantes, que proporcionem higiene mental – o principal desafio a ser superado – é o desconhecimento da realidade espiritual. Com certeza, a abertura para o transcendente significa adesão racional à verdade, que tudo sustenta e interpenetra e quem nega esse fato bloqueia todo o movimento do espírito rumo ao equilíbrio interior.

Em vista do aprimoramento do ser humano se deve sempre buscar, com constância e determinação, a meta de um criterioso equilíbrio entre os pensamentos que estão sediados na mente, cujo propulsor é o espírito, e a ação concreta e efetiva demonstrada pela conduta. Nesse alinhamento reside o fundamento da saúde integral.

A paz é a expressão mais sublime da capacidade de reconciliação dos mais diversos impulsos e contradições, que fazem parte da complexa personalidade humana, e um importante passo no sentido de alcançá-la é, sem dúvida, o empenho em vivenciar a calma no sentir e no querer e transmiti-la a todos que convivem conosco.

Uma libertação sustentável do materialismo reinante na atualidade, um discernimento mais vivo e positivo da realidade, uma seriedade profunda na análise das situações cotidianas aliada à limpidez e exatidão dos pensamentos, uma independência maior em relação aos modismos efêmeros, um grande apreço à verdade e à justiça: eis o que ganhará o ser humano que buscar serenar sua mente, a fim de ouvir a voz que emana do silêncio da sua consciência.

Muito obrigado!