Siga as orientações para a vitória sobre a ansiedade

Leitora atormentada pelos desagradáveis sintomas da ansiedade e após recorrer a médicos e tratamentos, sem solucionar seu problema, apela à equipe de militantes do Racionalismo Cristão na expectativa de livrar-se do incômodo que a perseguia com uma pergunta simples e objetiva: “O que devo fazer para vencer a ansiedade?”

Resposta: Prezada, a contenção da ansiedade passa por um atributo pertencente ao  espírito que é o domínio próprio; e assim, reconhecendo-se que é uma parcela do Princípio Inteligente igual a todas as pessoas que estão ao seu redor, e que está exercendo a sua evolução através dos estudos, do trabalho, da luta diária pelo aperfeiçoamento, pouco a pouco irá sentindo a calma interior que tanto almeja para ordenar seus pensamentos.

Não é possível, porém, modificar-se de um momento para outro sem conhecer-se a si mesma, as suas limitações e possibilidades, sem criar expectativas além daquelas que necessita ultrapassar, mas tudo exercido com calma, com esforço e perseverança, sem medos, sem culpas, entendendo que estamos num mundo de aprendizado onde todos são alunos e a absorção dos ensinamentos se faz em muitas encarnações. O que não é conseguido nesta, certamente o será em outras. O importante é manter a vontade forte através do reconhecimento de que é uma pessoa de bons sentimentos, voltada em seus pensamentos para a finalidade de praticar o bem.

Para essa conscientização existe o Racionalismo Cristão com seus ensinamentos, que incentivam a disciplina, tanto em pensamentos quanto em ações, e que precisam ser exercidos através de um ordenamento de ideias, de um método, mas sem precipitação, pois sentimos que a mudança vai-se operando aos poucos e que “a pressa é inimiga da perfeição”.

Luta diária. Reconheça que esta é uma luta diária consigo mesma, em que precisa combater o medo do futuro e viver o presente com confiança e otimismo, e não tentar antecipar em pensamentos, geralmente de forma pessimista, acontecimentos que podem ou não ocorrer, e sim planejando e estabelecendo prioridades em sua vida. Só assim irá aos poucos eliminando seus sofrimentos e o descontrole emocional, encontrando tranquilidade em seu viver.

Entenda que este trabalho de normalização do seu  psiquismo  é um processo paulatino e fruto da sua vontade forte. Por isso não alimente a expectativa de obter resultados imediatos, mas crie, sim, mentalmente a de sucesso, esteada nas irradiações amigas que envolvem todos nós, e pouco a pouco irá sentindo os efeitos benéficos dessas correntes positivas.

O que o Racionalismo Cristão procura ensinar é que precisamos exercer a atração através da vontade forte em praticar o bem, e esse bem é conseguido pelas vibrações positivas dos nossos pensamentos ligados às correntes superiores através da leitura constante, da disciplina diária da limpeza psíquica, e em nosso viver, uma forma de contribuir não só com o nosso bem-estar mas com o de toda a humanidade, deixando para traz tudo que nos possa prejudicar psiquicamente, como os sentimentos de temor, de medo, de ansiedade, ao executar esta  disciplina recomendada  a todos os seres humanos, pois somos todos médiuns intuitivos.

Por isso, incentivamos você a continuar estudando e com isso ligando-se às correntes de ordem superior, sem pressa, mas com persistência e coragem, e acima de tudo com otimismo de que o que a incomoda é passageiro, e imbuída da convicção de que sairá vencedora nesses embates com o seu próprio eu.

No livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, encontrará na página 64 sugestões para executar uma disciplina que é importante ser seguida por aqueles que querem normalizar-se psiquicamente.