Só quem pode dar novo rumo a sua vida é você

Há alguns anos trago comigo o desejo de morrer. Já foi dito que tenho depressão. Atualmente faço uso de medicamentos para tratar o comportamento e para dormir. O psiquiatra sempre me encaminha para o psicológico. Já fui a vários e não vejo que as consultas, sempre superficiais, tragam melhorias e acabo abandonando o tratamento.

Estou cansado e, depois de deixar claro para minha esposa e familiares a minha fraqueza, sinto que meus posicionamentos e opiniões perderam valor. Isso me deixa mais triste. Sinto vontade de largar tudo e me isolar. Já procurei orientação em religiões, mas não sinto sinceridade, as pessoas parecem não se importar mais com as outras, querem saber do seu problema, querem saber de suas dificuldades, e não se importam com você. Preciso de ajuda, tenho 43 anos e sinto que minha vida está sendo em vão. Gostaria que minha filha, hoje com 11 anos, tenha orgulho do pai.

Resposta: Prezado, admiramos a sua frase de cunho positivo: “Gostaria que minha filha, hoje com 11 anos, tenha orgulho do pai”. Eis aí o início: um pensamento vibrado com amor, com decisão, que exerceu atração positiva que o fez chegar até esta filosofia espiritualista na esperança de uma modificação em sua vida.

Não iludimos ninguém, sempre afirmamos que a modificação parte da pessoa que quer adquirir autoconhecimento sobre o que ela é e representa, ou seja: um espírito em um planeta que é uma escola, dentro de um processo evolutivo; que quer saber que são necessárias inúmeras existências físicas, importantes ao desenvolvimento de vários atributos espirituais.

Os pensamentos exercem força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem, quando vibrados no sentido de agir corretamente no cumprimento do nosso dever, e com isto exercer atração de forças benéficas favoráveis ao nosso crescimento espiritual; mas, quando direcionados no sentido do mal, promovem a atração de forças maléficas que podem conduzir a pessoa ao desequilíbrio psíquico.

Tomando conhecimento desses ensinamentos, necessários a uma vida sã, explanados nas obras essenciais do Racionalismo Cristão e procurando segui-los, esforçando-se por desenvolver os atributos espirituais do domínio próprio e da vontade, a pessoa passará a reprimir os pensamentos que possam prejudicá-la, dedicando-se exclusivamente a viver a vida de forma produtiva, consciente de que é uma força transformadora de si mesma.

Esses ensinamentos são divulgados nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, que estão disponibilizados para aquisição no site www.livrariarc.net.

Estudando esses livros, chegará à conclusão de que, ao se livrar do corpo físico, que é a ferramenta necessária à sua evolução, o espírito do suicida permanece vivo, sujeito às mesmas aflições que antecederam o seu desligamento da matéria densa, tão importante para a sua regeneração; e lamentará não mais o possuir. Por isso é importante ir aos poucos empreendendo as mudanças necessárias em seus pensamentos, procurando transformá-los de pessimistas em otimistas, e, com esta atitude, aproximando-se de campos vibracionais mais diáfanos e favoráveis ao seu crescimento espiritual.

Além dessas orientações, esta filosofia espiritualista ensina a praticar no lar a limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores, com a finalidade de obter fortalecimento espiritual para prosseguir em sua caminhada evolutiva sempre com o objetivo de praticar o bem. A forma de realizar a limpeza psíquica no lar, está contida no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/

Outra maneira de adquirir estes conhecimentos e participar desta mesma limpeza psíquica coletivamente é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs. Basta procurar o endereço da Casa mais próxima da sua residência no site www.www.racionalismocristao.org/pt/instituicao/casas.