Os sofrimentos devem ser serenamente encarados como lições naturais que a vida impõe aos habitantes do planeta-escola Terra. Muitos sofrimentos decorrem da aplicação das leis evolutivas, como a lei das reencarnações, ao envolverem parentes e amigos quando ocorre o término da existência física de uma pessoa. Outros são consequência da lei de causa e efeito, quando o indivíduo colhe, no devido tempo, frutos ruins em razão das más ações que semeou durante a vida, e tantos diferentes exemplos que poderíamos dar.
O Racionalismo Cristão afirma com segurança que os sofrimentos representam oportunidades de crescimento espiritual. Tudo passa neste mundo, pois não há angústia tão avassaladora que seja eterna, não há dor moral tão grande que não possa ser superada com o passar do tempo, não há tristeza tão profunda, como a morte de um ente querido, que não possa ser substituída pelo sentimento positivo da saudade, que traz à tona a benéfica convivência que se foi, as boas experiências aproveitadas, a lembrança dos bons momentos cotidianos. O viver na Terra pode ser muito agradável e proveitoso, desde que se enxergue a beleza da espiritualidade em todas as coisas que ela oferece ao gênero humano.
Os sofrimentos podem acabar ou ser minimizados pela atitude mental positiva de quem passa por situações aflitivas. As pessoas que se desesperam, que se enchem de pessimismo ou se acovardam no enfrentamento das dificuldades, ficam psiquicamente enfraquecidas ao atraírem a má influência espiritual existente na atmosfera fluídica do planeta e receberem suas intuições de derrota. Nesse caso, é importante que elas reservem momentos de autorreflexão sobre o que lhes dificulta o raciocínio, enfraquece a vontade e desestabiliza o domínio próprio, para, em seguida, fazerem a limpeza psíquica diária, desligando-se de todas as coisas materiais que as prendem a este mundo, a fim de alcançarem, com sua concentração no significado das irradiações, campos mais elevados de espiritualidade, deles recebendo boas intuições ao se fortalecerem com os eflúvios das Forças Superiores.
É fundamental que as pessoas sigam de cabeça erguida pela estrada da vida com pensamentos elevados, disciplina e método, exercendo o poder da vontade contra vícios de qualquer espécie, inclusive o da maledicência, contra, enfim, as falhas de conduta, que acabam por fazer com que contraiam mais dívidas espirituais, como costumamos dizer, a serem saldadas na existência em curso ou nas vindouras. Pensamentos negativos jamais poderão auxiliar os seres humanos na superação de seus sofrimentos. Só os positivos, sempre voltados para a prática do bem.
Observem quanto a humanidade progrediu em termos materiais ao longo da História, produto da sua lenta, mas sempre crescente e contínua, evolução espiritual, como vem ocorrendo com o Racionalismo Cristão, que se expande a olhos vistos, com novas casas racionalistas cristãs e seus novos militantes, com o acesso às mídias sociais ou com assistentes mais assíduos às reuniões públicas.
Podemos concluir que as pessoas já esclarecidas vibram seus pensamentos voltados para o bem dos seres humanos em geral, a fim de que também despertem para a espiritualidade e compreendam o que são como parcelas da Inteligência Universal, porque a humanidade progride em conjunto, haja vista o desenrolar da história do mundo até chegar à Idade Contemporânea. Os aspectos que envolvem as concepções transcendentes da vida na Terra são aos poucos desvendados por um número cada vez maior de pessoas, em razão do trabalho diuturno das Forças Superiores no fortalecimento e esclarecimento da humanidade, para que se torne mais espiritualizada, pois cada indivíduo percorre a própria trajetória evolutiva em consonância com seu grau de espiritualidade.
Tendo em vista o que esclarecemos, sugerimos que todos cresçam em espiritualidade estudando o Racionalismo Cristão. Os problemas do mundo físico são pequenos diante da grandeza do Todo Universal, diante do potencial de atributos do Princípio Inteligente que cada ser humano em evolução neste planeta tem em sua essência espiritual, caso os aprimore no cotidiano ao utilizar a força que traz no âmago em seu benefício e dos semelhantes.