Somos espíritos em busca de perfeição

Tenho 34 anos de idade e sete irmãos. Ultimamente tenho tido conflitos de ideias com minha mãe. Por ser minha mãe se acha no direito de falar tudo que bem entender sobre mim e meus irmãos, e quando é chamada à razão acha que filhos não podem chamar os pais à razão quando eles não a tenham. Nasci no seio de uma família desestruturada. Não tive apoio de pai, somente da minha mãe e sou grato pelo que ela tem feito por mim e meus irmãos, porque sem ela eu e eles não estaríamos como estamos.

Tive oportunidade de enveredar caminhos tortos quando minha mãe foi para outro país em busca de uma vida melhor para nós. Ela me deixou com 14 anos de idade com os meus quatro irmãos morando na mesma casa, porque as minhas irmãs já moravam nas suas casas. Minha mãe retornou quando eu já tinha 30 anos. Formei-me adulto sem a prensença dos meus pais na fase mais crítica da minha vida, que é a transição de criança para a juventude, mas graças aos conselhos que recebi dos meus pais e de vizinhos me tornei no homem que sou hoje. Queria que vocês me orientassem sobre como agir em certos momentos da vida. Tendo ou não razão, me transformo a ponto de não poder controlar-me acabando por me machucar e a quem está ao meu lado.

Resposta: Prezado, nos ensina o Racionalismo Cristão que todos somos espíritos imperfeitos vivendo várias experiências físicas em um planeta que é uma escola; e em cada uma delas buscando nos aproximar ao máximo da perfeição.

Esse aperfeiçoamento é adquirido pelas lutas que empreendemos individualmente, acertando e errando, mas refletindo sobre os nossos erros e tentando modificá-los nunca procurando modificar ou maldizer os erros alheios, pois cada um é responsável por si mesmo, pela sua própria evolução ou estagnação.

Essa reflexão é o que você vem fazendo, admitindo seus erros e esforçando-se por não mais os cometer e reconhecendo o valor de sua mãe, ao colocar-se no lugar dela e admitir as dificuldades que ela enfrentou.

Aprendemos pelos ensinamentos adquiridos através do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, que como espíritos que somos precisamos desenvolver atributos espirituais que são elencados no capítulo Espírito desse livro, e entre esses atributos destacamos a vontade e o domínio próprio, este último, relacionado ao controle dos nossos ímpetos, para  que não venhamos a nos arrepender.

São ensinamentos que, se colocados em prática, juntamente com as virtudes da empatia, da tolerância, da compreensão, da calma e da serenidade, são capazes de nos modificar para melhor, pelo entendimento da diversidade de classes espirituais existentes entre todos os seres humanos, que, como espíritos em existência física, estão subordinados às leis evolutivas de causa e efeito e de atração, esta última atrelada à vibração de seus pensamentos e ações. Assim, pensar e agir bem, só pode atrair o bem.

Acreditamos na sua vontade sincera de modificar-se; por isso, sugerimos a leitura deste valoroso livro citado, que você pode obter através do site www.livrariarc.net.

    Além das orientações contidas nesse livro, esta filosofia espiritualista ensina a praticar no lar a limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores. A forma de realizar a limpeza psíquica no lar, está contida no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/.

Temos a certeza de que você está imbuído da sincera e forte vontade de estabelecer uma convivência harmônica com sua mãe; e o Racionalismo Cristão lhe proporciona todas as condições necessárias para que você, por autoconhecimento e esforço próprio, promova interiormente as mudanças necessárias para que isto ocorra.