Tenha otimismo e bom humor

Há pessoas que se queixam de tudo, que só falam de doenças, atitudes que não trazem benefício algum, pois atraem para si forças negativas, que podem acarretar malefícios.

Falar em doenças é atrair outros males, é procurar sofrimentos desnecessários. Se as pessoas estão neste mundo para lutar e vencer, devem estar em condições de bem pensar para bem atrair, confiando no seu modo de querer e agir. Logo, devem ser otimistas, portadoras não do otimismo imprudente, mas do otimismo revelado pela força de vontade certeira, porém cautelosa, a vontade que vence os obstáculos que surgem na vida. Saber querer é uma grande qualidade humana. Quem sabe querer, raciocina, observa, tem cuidado ao agir.

As pessoas otimistas e bem-humoradas gozam de saúde física e psíquica. Atiram-se à luta pela vida, dispostas a vencê-la ao transpor os obstáculos com entusiasmo, pois o bom humor lhes dá alegria, transmite simpatia e confiança. Lamúrias e queixas não habitam suas mentes. Sentimentos de fraqueza, desânimo e revolta abrem as portas da alma para o astral inferior entrar, sempre à espreita das que são incautas.

Todavia, uma coisa é fundamental para o ser humano ser otimista e bem-humorado: ter horas certas para trabalhar, recrear e descansar, a serem seguidas com todo rigor.

Seja qual for o empreendimento, a pessoa deve entregar-se ao trabalho prestando atenção somente no que faz, deve ter vontade de tudo fazer com esmero e dedicação, para que, ao terminar as horas de trabalho, não mais se preocupe com sua tarefa diária.

A diversão é necessária ao equilíbrio psíquico. Boa leitura, boa música, boa conversa, bom passeio são programas que dão prazer ao espírito. Coisas alegres relaxam os nervos, como se ouve dizer, pois alegria faz parte da vida humana, afrouxa os contratempos costumeiros.

Descansar o corpo físico é, sobretudo, imposição espiritual. Enquanto ele repousa, o espírito, com seu corpo fluídico, se retempera em campos fluídicos interligados ao planeta-escola Terra, ensina a filosofia racionalista cristã.

Contudo, é preciso usar a inteligência para dividir o tempo com rigor, como dissemos, e disciplina. Ao não misturar as coisas, tudo fazendo na devida ocasião, não há mal-estar espiritual, que causa perturbação psíquica.

Disciplina é tudo no viver terreno. Quando cuida da vida com disciplina, o ser humano evolui, porque cumpre suas obrigações espirituais e materiais em horas próprias. Logo, o tempo é precioso. Saber dividi-lo bem e aproveitá-lo é obrigação das pessoas espiritualmente esclarecidas pelo Racionalismo Cristão.

Cuidem do trabalho, do recreio e do descanso, cuidem da saúde física e psíquica, para que estejam sempre dispostos a cumprir seus deveres na Terra. É do que precisam os seres humanos para alcançarem contínua evolução espiritual e maior progresso material.

Felicidade interior é a grande conquista que as pessoas podem querer em suas vidas. Felicidade é ter consciência do dever cumprido, é a maior satisfação que elas podem sentir ao chegarem aos mundos de estágio no final da jornada terrena, pois as coisas ligadas à materialidade na Terra ficam.