Trajetória de um racionalista cristão

Após a recuperação de um irmão, assistindo a reuniões em um correspondente do Racionalismo Cristão, na década de 30, meu pai passou a conhecer o Racionalismo Cristão e eu o acompanhei. Depois de ler toda a primeira edição do livro Racionalismo Cristão, passei também a acompanhar meu pai ao correspondente aqui em Alegre (ES). Esse correspondente durou vários anos, e meu pai, Francisco Rodrigues de Oliveira, chegou a presidi-lo e emprestou uma casa para as reuniões.

Lendo alguns trechos do Jornal A Razão e assistindo a reuniões em outros correspondentes e, inclusive, então chamada Casa Chefe, no Rio de Janeiro. Muito aprendi e continuo aprendendo. A filosofia legada por Luiz de Mattos veio numa hora oportuna para promover o esclarecimento da humanidade. Chego a refletir que Cristo veio sacudir a humanidade e Luiz de Mattos veio esclarecê-la. Hoje a Filosofia se estende internacionalmente e vai continuar estendendo-se, mostrando ao homem que, sem raciocínio e esclarecimento, não se vive.

Leio e assino A Razão há mais de 60 anos. Hoje, com 105 anos, ainda sou consciente das afirmações o RC e acompanho, através das redes sociais, o progresso dessa filosofia espiritualista.

 Estive presente à inauguração da sede própria da Casa de Vitória, e nessa ocasião conheci Humberto Rodrigues, hoje o Presidente Astral do Racionalismo Cristão.

 Guardo em meus arquivos uma carta de Antonio Cottas, do tempo em que convivemos, carta esta que recebi às véspera de assumir como prefeito a administração da cidade de Alegre, em 1955. Assisti à inauguração da Casa do Correspondente do de Guaçuí, cidade vizinha.

Cheguei a acompanhar por algum tempo essa Casa e estive presente, há alguns anos, na sua reinauguração, com um novo correspondente. Sempre que pude, estive presente aos eventos do Racionalismo Cristão, inclusive na solenidade de Centenário da Doutrina, no Rio de Janeiro.

Neste mês, muito me alegrou poder falar com o Presidente Gilberto Silva, ao qual agradeço a atenção.

Alegre, 6 de novembro de 2023
Ary Fiorezi de Oliveira (narrador e protagonista)