Trajetória terrena

O Universo está em permanente e contínua transformação. Neste preciso momento, tudo que ele contém e todas as suas partes não vão continuar sendo o que são. “Como assim? Não entendi. Pode dar mais detalhes?”, você poderia perguntar. Vamos lá:

A lei mais abrangente entre as que regem o Universo é a lei da evolução. É em obediência a essa lei que o Universo se modifica a cada momento. Em particular, as forças que atuam em todos os planos vibracionais existentes estão constantemente se enriquecendo de atributos, faculdades e adquirindo mais poderes. Ao conjunto das etapas desse processo se dá o nome de trajetória evolutiva. Neste artigo vamos nos concentrar exclusivamente nas forças que estão passando por esse processo nos planos vibracionais disponíveis no planeta Terra. Entre essas forças estamos você e eu.

Trajetória terrena é a parte da trajetória evolutiva que se realiza nos planos vibracionais que cercam e interpenetram o planeta Terra. Como é essa trajetória? Colocando de forma simplificada, a trajetória terrena que as forças percorrem começa no interior dos átomos. Depois continua pelo reino vegetal e segue pelo reino animal.

Percorremos toda essa trajetória antes de chegarmos até onde estamos, o reino hominal, agora com vários atributos desenvolvidos e faculdades adquiridas sendo, entre estas, o livre-arbítrio uma das mais importantes.

Seremos os protagonistas nas situações que se seguem. A trajetória terrena é muito longa, e podemos torná-la mais longa ainda. “Não entendi”, você poderia comentar. Continue lendo, sugerimos.

Podemos entender que a trajetória terrena que estamos percorrendo seja muito longa tendo em vista o amplo objetivo a ser alcançado, a saber, aprimorar os atributos inerentes ao nosso espírito e utilizar bem nossas faculdades psíquicas. Alguns desses atributos são a inteligência, o raciocínio, a vontade, a lógica, a capacidade de concepção e a sensibilidade. Algumas das faculdades são livre-arbítrio, intuição e mediunidade. São nossas ações, livremente escolhidas e executadas, que vão determinar a extensão dessa trajetória. E tem mais: podemos torná-la tortuosa, às vezes sem retorno, causando a perda de nossa vinda  a este mundo de escolaridade.

É uma sábia decisão, para não estender nossa trajetória terrena mais do que necessário, procurar sempre, e sempre, eliminar nossos defeitos e adquirir virtudes cívicas e sociais. Uma boa prática é fazer diariamente uma autorreflexão, preferencialmente antes da limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão. Nesse exercício mental procuremos, por exemplo, identificar prováveis atitudes inadequadas em relação aos nossos vários relacionamentos.

Outra boa prática com bons resultados, e inteligente, é priorizar o que é mais urgente para mudar, sempre com calma e sem pressa, Lembremo-nos de que a natureza não dá saltos, mas devemos estar atentos ao que no dia a dia realizamos. Agindo assim, estaremos vendo a vida com os olhos da espiritualidade e atingiremos mais cedo o ponto de não mais precisarmos do que este mundo tem a nos oferecer. E passaremos a trilhar caminhos superiores.

Vamos usar de cautela e prestar atenção em todas nossas atividades diárias.